Quais empresas de engenharia e construção se destacam em Sustentabilidade ? Anuário 2024

Onze empresas do setor estão listadas na edição deste ano. Um deles da América Latina.

Sustentabilidade: o Anuário 2024, elaborado pela agência S&P Global, analisou nesta edição mais de 9.400 empresas de 62 setores ao redor do mundo e apenas 759 fazem parte do relatório.

Fazer parte desta lista significativa é importante para as empresas por vários motivos:

  • Reconhecimento e prestígio : é um reconhecimento dos esforços de uma empresa em termos de sustentabilidade. Isto pode aumentar o seu prestígio e reputação tanto entre os seus pares como entre os investidores e outras partes interessadas.
  • Acesso a investidores responsáveis : O Anuário é uma ferramenta utilizada por investidores responsáveis e fundos de investimento éticos para identificar empresas que estejam gerenciando adequadamente aspectos sociais, ambientais e de governança.
  • Maior transparência e responsabilidade : Participar da avaliação do Anuário envolve fornecer dados detalhados sobre as práticas de sustentabilidade da empresa. Este processo pode ajudar a empresa a melhorar a sua transparência e responsabilização relativamente às suas atividades ESG.
  • Benchmarking : Ser avaliado pelo Anuário permite que as empresas comparem seu desempenho em sustentabilidade com o de seus pares no mesmo setor.

Critérios e peso específico

O Anuário da S&P Global é baseado em uma avaliação abrangente das práticas de sustentabilidade das empresas, abrangendo três dimensões principais: ambiental, social e de governança, e econômica.

A dimensão ambiental, que representa 33% da pontuação total, avalia aspectos críticos como estratégia climática, política ambiental e sistemas de gestão, bem como eficiência de recursos e circularidade nas operações da empresa. Por seu lado, a dimensão social, que representa 32% da pontuação, centra-se em questões como direitos humanos, indicadores de práticas laborais e saúde e segurança no trabalho, destacando a importância de um ambiente de trabalho seguro e justo. Por fim, a dimensão governança e economia, que representa 35% do total, avalia a ética empresarial, a governança corporativa e a gestão da cadeia de suprimentos, aspectos cruciais para garantir a integridade e a transparência nas operações comerciais.

Engenharia e construção

Para esta edição foram avaliadas 188 empresas do setor de engenharia e construção, que totalizam uma capitalização de US$ 653 bilhões. Desse total, apenas 11 empresas, com capitalização total de US$ 81 bilhões, atenderam aos critérios da S&P . Na caixa abaixo você pode descobrir os critérios de seleção .

1- Corporação CTCI

A principal empresa do ramo é a CTCI Corporation , de Taiwan, que além de ter alcançado uma pontuação de 86/100, é mais uma vez distinguida com o Top 1% S&P Global ESG Scores.

A CTCI tem se destacado pela liderança e exemplo para o setor. Membro fundador da Aliança de Taiwan para Emissões Líquidas Zero, a empresa organiza todos os anos fóruns de engenharia sustentável para compartilhar ideias e melhores práticas para impulsionar o crescimento comum.

2- Hyundai Engenharia e Construção Co.

Em segundo lugar está a coreana Hyundai Engineering & Construction Co, com 78 pontos e parte do Top 10% S&P Global ESG Scores.

Há já alguns anos que a empresa trabalha na sua visão de se tornar um “Premier Global Sustainable Partner”, e para isso estabeleceu nove tarefas que se baseiam em três objectivos estratégicos: ser um Líder Verde, um Líder de Valor Social e um líder confiável.

“O nosso objetivo é praticar a gestão ESG e não só criar valores económicos, mas também cumprir as nossas responsabilidades ambientais e sociais para nos tornarmos um parceiro sustentável dos mais elevados padrões globais”, afirma a empresa.

3- Ferrovial SE

Com uma nota de 75 pontos e sediada na Holanda, a Ferrovial está na terceira posição, liderando as quatro empresas europeias que constam da lista.

De referir que a empresa tem a sua Estratégia de Sustentabilidade 2030, que fornece orientações para o desenvolvimento de infraestruturas inovadoras, eficientes e sustentáveis, tendo sempre em conta três pilares fundamentais em matéria ambiental, social e de governação.

4- Hochtief

A alemã Hochtief ocupa o quarto lugar entre seus pares de engenharia e construção, com 72 pontos.

A empresa está trabalhando em seu plano de sustentabilidade para 2025, que é baseado em pilares ESG. E até 2045, espera ser neutro em termos climáticos. A Hotchief declara seu desejo de “reduzir nossas emissões de gases de efeito estufa por meio de maior conscientização, conhecimento, eficiência, soluções de design ecológico, materiais de construção de baixo carbono, inovações em equipamentos/máquinas e melhoria da construção e métodos de construção”.

5 - Sacyr

Com uma pontuação de 69, a espanhola Sacyr foi classificada como a quinta melhor empresa do mundo no setor da construção e engenharia na aplicação de boas práticas ambientais, sociais e de governo corporativo.

Além disso, na Sustentabilidade No Anuário deste ano, a empresa obteve o selo Industry Mover , tendo conseguido um aumento na sua pontuação superior a 5% e por ser a empresa que regista maior evolução no seu setor .

6- ACS / Samsung Engenharia

Com 67 pontos cada, seguem a também espanhola ACS e a coreana Samsung Engineering .

O Grupo ACS afirma integrar a gestão eficiente dos recursos e a proteção ambiental nos seus objetivos empresariais, operando sob os princípios de precaução e conservação do ambiente natural para minimizar o impacto das suas operações.

Por seu lado, a Samsung Engineering conta com diversas conquistas em termos de sustentabilidade. Em 2023 recebeu nota A na avaliação ESG de 2023 do Morgan Stanley Capital International (MSCI); entrou no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DISJ) Ásia-Pacífico por 11 anos consecutivos; e participe do Carbono Disclosure Project (CDP) desde 2009, entre outras coisas.

7- WSP Global / DL E&C.

Também empatadas com 66 pontos estão a canadense WSP Global e a coreana DL E&C.

O WSP afirma que pretende estar na vanguarda da transição para um mundo mais equitativo, inclusivo e de baixo carbono.

Por seu lado, a empresa coreana estabeleceu um sistema de governação sustentável e uma estratégia de gestão ESG em toda a empresa para responder proativamente à importância social da gestão ESG e às diversas necessidades das partes interessadas.

8- Odinsa

No relatório deste ano destacam-se quatro empresas do Grupo Empresarial Argos, entre elas a Odinsa, única empresa latino-americana do setor de engenharia e construção que conseguiu figurar na lista, com 63 pontos.

“Mais do que um reconhecimento, esta é uma inclusão que compromete as empresas do Argos Business Group a continuar a melhorar os padrões ambientais, sociais, de governação corporativa e económicos para continuar a avançar a nossa estratégia de sustentabilidade, em linha com as melhores empresas ao nível.” global, ” comentou Ana María Uribe, gerente de sustentabilidade do Grupo Argos, em comunicado.

9- Stantec

Com avaliação de 60 pontos, a canadense Stantec é a última empresa do setor incorporada ao Sustentabilidade Anuário 2024. “Imaginamos um mundo em que as infraestruturas retribuem, a água seja protegida, os sistemas naturais sejam valorizados, a biodiversidade seja priorizada, as economias sejam circulares, nada seja desperdiçado, o desenvolvimento seja responsável, todos possam ter acesso às energias renováveis e a sociedade seja justa ”, a empresa estabelece em seus códigos de sustentabilidade.

Como entrar no Anuário ?

Para serem incluídas no Anuário , as empresas deverão enviar o Questionário Corporativo Sustentabilidade Avaliação (CSA) e atender a dois critérios: obter um resultado entre os 15% melhores do seu setor e atingir uma pontuação de pelo menos 30% da pontuação da melhor empresa do seu setor.

A pontuação do relatório é baseada no S&P Global ESG Score, um sistema que mede o desempenho de uma empresa e o gerenciamento de riscos, oportunidades e impactos ESG relevantes com base em uma combinação de divulgações da empresa, análise da mídia e das partes interessadas, abordagens de modelagem e profundo envolvimento empresarial por meio de CSA.

O S&P Global ESG Score é uma pontuação relativa que mede o desempenho e a gestão de riscos, oportunidades e impactos ESG de uma empresa em comparação com seus pares dentro da mesma classificação do setor.

Documentos de suporte

 
2023+DL+E&C+Sustainability+Report.pdf Size: 11.8 MB Click to download
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL