Condições para a licitação do Rio Magdalena na Colômbia são publicadas

03 November 2021

Rio Magdalena foto ANI Río Magdalena. Foto: ANI

A Agência Nacional de Infraestrutura (ANI) da Colômbia publicou o anteprojeto de licitação do projeto que visa restaurar a navegabilidade de 668 quilômetros do rio Magdalena, entre Bocas de Ceniza (Barranquilla) e Barrancabermeja (Santander), que é uma iniciativa fundamental para o transporte no país.

“Olhar para o rio significa voltar a valorizar mais do que nunca a importância do transporte intermodal e significa também que a agenda de desenvolvimento do nosso país, que deve ser mais limpo, combina na intermodalidade as oportunidades de ligação entre o interior do país e costa do Caribe, pensando também nas exportações. É com fatos que estamos recuperando a navegabilidade do Rio Magdalena e fazendo da Colômbia um país resiliente com as Mudanças Climáticas ”, disse o presidente Iván Duque em Glasgow, Escócia, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP26.

O projeto de parceria público-privada foi estruturado pela ANI em conjunto com a Cormagdalena, sob a liderança do Ministério dos Transportes, e contou com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Dentro deste apoio, foram recebidos conselhos de importantes empresas nacionais e internacionais, como Durán & Osorio, na vertente jurídica; Ernst & Young, para a componente financeira; e Gestão de Recursos Ambientais (ERM) e Royal HaskoningDHV, para a componente ambiental e técnica respetivamente.

Da mesma forma, contou com o apoio técnico da Universidad del Norte e do Instituto Alexander von Humboldt. “Com este projeto de rio estamos dando um passo importante para que a Colômbia avance na meta de se tornar líder no desenvolvimento de infraestrutura sustentável. O transporte de carga no rio Magdalena tem um potencial de redução de emissões anual estimado em 190.000 toneladas até 2030. Segundo estimativas, o transporte de carga no rio se traduz em uma redução de emissões de cerca de 62% por tonelada transportada, quando comparada às emissões produzidas ao transportar mercadorias em modos tradicionais, como o terrestre ”, explicou Angela María Orozco, Ministra dos Transportes.

A minuta do caderno de encargos encontra-se publicada no sítio da Secop I do Estado. Concluída esta etapa, a ANI procederá à publicação do caderno de encargos definitivo, dando-se então lugar à apresentação de propostas dos possíveis interessados, o que se fará levar à fase de adjudicação.

Sobre o projeto do rio Magdalena

A PPP do Rio Magdalena terá um investimento de 1,53 bilhão de pesos (cerca de US$ 400 milhões). O projeto contará com 18 unidades funcionais e a maior parte das obras corresponderá a infraestrutura hidráulica (proteção de orla, recuperação de paredões, diques submersos, forro de orla, amarrações, entre outros).

São contempladas as atividades de dragagem, com as quais se busca garantir os níveis de serviço ao longo do canal. De acordo com o processo de estruturação, o período de pré-construção será de 13 meses e o de construção de 4,5 anos. A concessão está estimada em um período de 15 anos e 6 meses

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL