Bolívia e Brasil lançam licitação para ponte Guayaramerín – Guajará Mirim

A ponte binacional será financiada pelo Brasil com até US$ 52 milhões.

Bolívia e Brasil lançam licitação para ponte Guayaramerín – Guajará Mirim

O ministro de Obras Públicas da Bolívia, Edgar Montaño, viajou ontem (terça-feira, 14) ao Brasil para se reunir com o ministro dos Transportes brasileiro, Renan Filho, e autoridades da região para oficializar a licitação para a construção da ponte binacional Guayaramerín – Guajará Mirim. A ponte binacional será financiada pelo Brasil com até US$ 52 milhões.

O evento aconteceu na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília, com a presença de autoridades oficiais brasileiras, do prefeito de Guayaramerín, Ángel Maimura, entre outros.

Ministerio de Obras Públicas de Bolivia. Foto: Ministerio de Obras Públicas de Bolivia.

“É um momento histórico, porque o esforço do nosso povo agora com esta ponte de integração se torna realidade”, afirmou Montaño em seu discurso.

O responsável destacou que o Brasil otimizou as características da ponte de Guayaramerín para melhorar as condições de navegabilidade no futuro, tendo as mesmas dimensões das pontes Abuná (19,5 metros de altura e 170 metros na horizontal) e Rondón – Roosvelt, existentes em território brasileiro.

Hidrovia Ichilo – Mamoré

Da mesma forma, a autoridade estatal afirmou que este projeto está diretamente relacionado com a hidrovia Ichilo – Mamoré, razão pela qual como Estado insistiu em implementar nas obras as características técnicas da Bolívia.

“Sempre nos interessamos pela questão fluvial e por isso já temos o edital de pré-investimento da hidrovia Ichilo – Mamoré, por isso era importante dar uma solução e nas reuniões bilaterais fizemos isso”, disse. destacou a tempo de expressar sua gratidão aos ministros das Relações Exteriores e embaixadores de ambos os países.

Características da nova ponte

Neste sentido, a autoridade do Estado explicou que esta nova ponte terá duas faixas de rodagem, bermas de mais de dois metros para que os mototaxistas também possam circular livremente, e terá ainda passeios de dois metros em cada sentido.

Este importante projeto permitirá à Bolívia conectar o Oceano Atlântico e ratifica mais uma vez o compromisso do Governo do Presidente Luis Arce e do Vice-Presidente David Choquehuanca com o fortalecimento da economia, através do transporte de passageiros e mercadorias em geral.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL