Bolívia e Brasil assinam compromisso para pronta licitação da ponte Guayaramerín – Guajará Mirim

Governo garante licitação de ponte binacional em aproximadamente 30 dias

Bolivia y Brasil Bolívia e Brasil assinaram um acordo para ratificar a construção da ponte binacional Guayaramerín - Guajará Mirim (Foto: Ministério de Obras Públicas, Serviços e Habitação).

Num esforço conjunto para fortalecer as conexões binacionais, Bolívia e Brasil assinaram um ato que não só ratifica a construção da ponte binacional Guayaramerín – Guajará Mirim, mas também garante sua licitação no prazo de aproximadamente 30 dias. A notícia foi partilhada em conferência de imprensa por Edgar Montaño, Ministro das Obras Públicas, e Benjamín Blanco, Vice-Ministro do Comércio Exterior.

Montaño enfatizou que, diante deste progresso significativo, não há mais motivos para convocar greves e bloqueios. Além disso, anunciou que esta quinta-feira irá a Beni para socializar os acordos alcançados. “Não há mais dúvidas de que a construção está sendo realizada e que a licitação também será realizada. A única coisa a que cada um de nós deve dedicar-se, principalmente em Beni, é a construção desta ponte, não há outra opção. As mentiras e o joio para desacreditar o nosso Governo ficam para trás”, disse Montaño.

A reunião contou com a presença do Ministério dos Transportes, do Ministério das Relações Exteriores, da Embaixada do Brasil na Bolívia, da Secretaria Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes e de outras instituições brasileiras. O principal objetivo foi ratificar os compromissos previamente estabelecidos pelos presidentes Luis Arce e Lula Da Silva.

Construção garantida

No dia 28 de setembro, através do esforço direto do presidente Luis Arce com o Brasil, foi conseguida uma licitação abrangente para concluir a construção da ponte, que inclui ajustes técnicos propostos pela Bolívia. O país propôs otimizar as características da ponte de Guayaramerín com o objetivo de melhorar as condições de navegabilidade no futuro, mantendo as mesmas dimensões das pontes Abuná e Rondón – Roosevelt, já existentes em território brasileiro.

“A ponte Abuná tem 19,5 metros de altura e 170 metros de horizontal, a outra ponte Roosevelt tem as mesmas características. E em nosso relatório de agosto pedimos que a ponte que será construída em Guayaramerín tenha as mesmas características”, explicou Montaño em ocasião anterior.

Este projeto representa um passo significativo na cooperação bilateral entre a Bolívia e o Brasil, e espera-se que a construção da ponte fortaleça as relações comerciais e sociais entre os dois países, facilitando um trânsito mais fluido e aumentando as oportunidades de desenvolvimento nas regiões ligadas pela infraestrutura.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL