Andrade Gutierrez completa 75 anos

Companhia, que iniciou suas atividades em Belo Horizonte (MG), acumula portfólio diversificado de mais de mil projetos no Brasil e no mundo, e aposta em um futuro de mais inovação e uso de novas tecnologias.

Foi na década de 1940 que os estudantes Gabriel Andrade e Flávio Gutierrez se tornaram amigos na faculdade de Engenharia.

Complexo Solar Futura (Bahia) Foto: Andrade Gutierrez

A amizade virou negócio e, anos depois, no dia 2 de setembro de 1948, juntaram-se a Roberto Andrade, irmão de Gabriel, para fundar o que viria a ser uma das maiores empresas de Engenharia do Brasil. Hoje, na sede da Andrade Gutierrez (AG), em Belo Horizonte (MG), os colaboradores posam para fotos em frente ao trator Soberano, primeiro investimento dos sócios para o aumento de produtividade e símbolo de inovação e força. De tão simbólico, o veículo batizou este ano uma iniciativa interna que reconhece as ações de melhoria contínua e segurança dos funcionários, o Prêmio Soberano.

Completando 75 anos em setembro deste ano, a AG segue a sua tradição de excelência em grandes obras de Óleo e Gás, Infraestrutura e Mineração, com uma expansão significativa para o mercado de Energia. A companhia, que já participou da construção de 36 hidroelétricas, diversificou a sua atuação na geração de energia e, atualmente, opera em sete projetos da área no Brasil. Nos últimos cinco anos, os projetos somam mais 6 GW de geração de energia, sendo metade proveniente de fontes renováveis, mais de 2,5 mil km em linhas de transmissão, 12 subestações e 15 milhões m³/dia em processamento de gás natural.

Os primeiros projetos executados pela Andrade Gutierrez foram voltados à área de infraestrutura e, ao longo do tempo, a companhia expandiu seus empreendimentos para outros mercados. São diversas as obras que conectam bairros, municípios e estados. Como, por exemplo, o metrô de São Paulo e as diversas rodovias no Brasil e fora do país. Em 1975, a Usina Hidrelétrica de Itaipu protagonizou o primeiro projeto binacional da companhia. Já o primeiro contrato internacional chegou em 1984 com a construção da rodovia Epena-Impfondo-Dongou, no Congo.

“A AG tem construído e deixado um legado para as novas gerações, lançando tendências do mercado e mantendo a posição de liderança em inovação no setor de Engenharia e Construção. Com uma história de excelência e reinvenção, buscamos contribuir, cada vez mais, para os projetos de forma eficiente e sustentável, desenvolvendo soluções customizadas para as necessidades dos clientes com um jeito próprio de fazer, que conecta parceiros e aquece o mercado brasileiro de engenharia de alta performance”, destaca o Presidente do Grupo Andrade Gutierrez, Ricardo Sena.

CRESCIMENTO E NOVOS NEGÓCIOS

No exterior, um braço forte é a Zagope, empresa sediada em Portugal, responsável pelas obras de expansão do metrô de Lisboa. Outro segmento de atuação da companhia é o de montagens industriais, com a Vertin, por meio de uma parceria com a CA3M.

Soberano. Foto: Andrade Gutierrez

Já com o Vetor AG, criado em 2018 e considerado o primeiro programa de inovação aberta de Engenharia e Construção, a AG conecta as soluções mais inovadoras do mercado aos desafios encontrados nos canteiros. Em outubro, a empresa, que foi considerada este ano pela quarta vez consecutiva como a mais inovadora do setor, pelo Prêmio Valor Inovação Brasil, vai lançar seu programa de corporate venture builder (CVB) para incubar startups em estágio mais inicial. A iniciativa, chamada Vetor AG Ventures, conta com a parceria da FCJ Venture Builder e pretende apoiar cinco construtechs e iniciativas em setores adjacentes, como mineração, óleo e gás, nesta primeira edição.

A produtividade observada nos projetos da AG é resultado da aplicação de ferramentas tecnológicas relacionadas à Engenharia 4.0 e BIM (Building Information Modeling). Nesse sentido, a cultura de inovação já faz parte da rotina dos colaboradores, que são incentivados a sempre buscar novas estratégias inovadoras para as entregas. Essa prática é estruturada na empresa por meio de alguns setores, responsáveis pela implementação do BIM nas obras e por projetos de melhoria contínua e excelência operacional. Desde 2016, a AG desenvolveu um sistema próprio, o Sistema AG de Excelência (SAGE), para consolidar suas rotinas e processos operacionais, sendo benchmarking para diversas empresas brasileiras.

CONSTRUINDO O FUTURO

De olho no futuro, a AG também é uma forte marca empregadora, que atrai as gerações mais jovens do mercado. Seu Programa de Estágio tem duração de dois anos e recebe universitários de Belo Horizonte e São Paulo para uma jornada de desenvolvimento completa. Os estagiários conseguem aplicar a teoria na prática por meio de workshops, treinamentos e a interação com profissionais especializados. No fim do contrato, muitos chegam a ser efetivados, com a oportunidade de seguir um plano de carreira na companhia. Já o Programa de Trainee seleciona jovens profissionais para uma trilha imersiva nos negócios e operações da AG. No fim da última edição, todos os participantes tiveram a oportunidade de seguir na empresa para novos cargos e desafios.

Do Soberano à Engenharia 4.0, em seus 75 anos, a Andrade Gutierrez visa expandir sua atuação para projetos com execuções cada vez mais inovadoras, de alta performance e à frente do mercado que acompanhem os pilares de Qualidade, Responsabilidade Socioambiental, Segurança do Trabalho e Excelência. Hoje, a empresa emprega mais de 9 mil funcionários e conta com diversas iniciativas que valorizam e incentivam a contribuição das equipes para os melhores resultados. Afinal, como defende a AG, o futuro se constrói agora.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL