Não basta conhecer os aspectos básicos de como opera uma máquina, é fundamental também estar capacitado para transportá-la de um lugar a outro.

A IPAF (Federação Internacional de Plataformas de Acesso Aéreo, na sigla em inglês), entidade que cuida da segurança no uso de plataformas, trata entre muitos outros temas de um aspecto de extrema importância para este segmento. Trata-se das formas de carregar e descarregar plataformas elevatórias em segurança, em situações de transporte.

Os motoristas que fazem as entregas desempenham um papel vital, e em muitos casos são o único contato direto entre a empresa de locação do equipamento e o usuário final. Qualquer incidente que envolva os motoristas durante a carga ou a descarga de uma plataforma é muito preocupante, e pode inclusive afetar outras pessoas que estejam envolvidas neste processo.

É importante e fundamental que estes profissionais estejam treinados e capacitados para desempenhar esta função, assim evitando problemas e incidentes, que em alguns casos podem resultar até mesmo em fatalidades.

Treinamento

A IPAF desenvolveu um treinamento direcionado a todos os profissionais dedicados a esta tarefa de carga e descarga, envolvendo todos os cuidados desde a preparação do equipamento, carga, descarga, transporte e entrega com toda segurança ao usuário. Faz parte do treinamento conhecer todos os aspectos relacionados com a legislação de trânsito, como também saber identificar o veículo adequado para transportar cada tipo de equipamento, respeitando dimensões, pesos e demais características.

Outro tipo de treinamento de extrema importância para as empresas que operam com plataformas de acesso em altura é aquele desenvolvido especialmente para Supervisores e Chefes de Obra. Trata-se de um treinamento direcionado aos profissionais que vão fiscalizar, orientar e coordenar as obras e outras atividades que utilizam estes equipamentos. O treinamento traz um conteúdo programático que consiste em orientar estes profissionais para que estejam, a todo momento, cientes dos riscos inerentes à utilização e principalmente a importância da certificação adequada aos operadores.

Quando as empresas tiverem consciência da importância destes dois treinamentos – Carga e Descarga, Supervisores e Chefes de Obra - e também, obviamente, da capacitação dos operadores, certamente teremos reduzido substancialmente a possibilidade de incidentes e acidentes com o uso de plataformas de acesso aéreo.

Estes treinamentos estão disponíveis em todos os Centros Homologados IPAF, que podem ser encontrados em nosso site (www.ipaf.org/pt) e em caso de qualquer necessidade de informação, os interessados podem obter através do Representante da IPAF para o Brasil, Antonio Barbosa, através do e-mail antonio.barbosa@ipaf.org e pelo telefone (11) 9 9420 7336.

Temas