1

Interface multilíngüe e atualizações permanentes são vantagens dos sistemas Dorner.

A recente instalação do sistema DornerBatch em uma empresa concreteiras do Chile foi o novo passo da empresa austríaca de tecnologias digitais Dorner Electronic na América Latina.

A Dorner electronic é uma empresa que desenvolver soluções de interface digital para controle de processos relacionados a todas as formas de produção de concreto. Uma especialidade é o sistema DornerBatch, que serve como gestão digital do processo de uma central de concreto usinado. É com esse produto que a empresa vem ganhando espaço nos mercados latino-americanos junto ao setor regional de concreto.

Além do caso recente no Chile, a empresa de tecnologias já tem seu sistema instalado em centrais de produção de concreto no Peru, Uruguai, Colômbia, Argentina, República Dominicana e México.

O sistema vem sendo testado na região há alguns anos. Em 2017, por exemplo, estava em ação na construção do Novo Aeroporto Internacional da Cidade do México (NAICM), que teve sua construção suspensa pelo novo governo do país. Enquanto a obra estava em curso, a Holcim México tinha duas centrais de grande porte instaladas no canteiro, ambas controladas pelo sistema DornerBatch.

Só a primeira fase do projeto previa a produção de 500 mil m3 de concreto, e tal volume em geral se associa a uma intensa logística de bateladas, descargas, lançamentos e cura. Se algo vai mal nessa logística, os custos podem se acumular, o que aumenta a importância de um sistema de controle que permita reduzir ao mínimo o desvio padrão do concreto e a manutenção do ritmo de produção.

Muitas são as características do DornerBatch que o fazem distinto dos demais sistemas disponíveis. “Por exemplo, podemos mencionar o controle remoto do sistema de processamento por lotes, controle de carga adicional, controle do inblowing do cimento, o dosador manual, recibos digitais, tecnologia GPS para guiar os motoristas de betoneira, controle de produção e outros elementos que melhoram a qualidade da mistura final”, comenta o diretor gerente da empresa, Peter Germann.

Mas além da tecnologia desenvolvida pela empresa austríaca, um ponto especialmente importante para atender o setor de concreto da América Latina é a plataforma de múltiplos idiomas do sistema, uma óbvia vantagem para facilitar as operações diárias de uma empresa do setor.

Automação

3

Os sistemas Dorner podem ser usados para concreto usinado, pré-fabricado, indústria cimenteira e de materiais a granel.

A tendência à operação automatizada nas centrais de produção de concreto se verifica desde há muitos anos em todo o mundo, e a América Latina já pegou esse bonde. Há muitas empresas que buscam reduzir o custo de mão de obra, ao mesmo tempo em que desejam aumentar o padrão de qualidade do produto.

A utilização de um sistema de controle digital do processo de produção é essencial para conseguir este objetivo. “Se tornou possível atingir um alto grau de automação nas centrais que operam com o DornerBatch. Às vezesm há um único operador responsável pelos lotes e pela menutenção da carga adicional. Com o DornerBatch Web, este operador pode acessar o sistema de processamento por lotes através de seu telefone ou tablet. Há um interesse crescente pelas centrais totalmente digitalizada, que podem ser operadas de forma remota. O DornerBatch suporta estas operações”, diz Germann.

O objetivo de garantir tantos benefícios quanto seja possível através de um software põe pressão sobre o provedor, que necessita atualizá-lo constantemente para permitir que um usuário aproveite ao máximo cada nova vantagem desenvolvida. Por isso, a marca austríaca realiza, muitas vezes por ano, atualizações online, que são automaticamente implementadas nos computadores que gerem as centrais de seus clientes. A promessa é de que o software esteja sempre na versão mais atual e completa.

Outras aplicações

Mas não só o concreto usinado pode se aproveitar das tecnologias oferecidas pela austríaca Dorner. O setor de pré-fabricados também tem como abordar as soluções da empresa na fabricação de grandes peças e moldes.

A solução é uma adaptação do software de dosagem, que recebe o nome de DornerBatch Precast Edition, projetada especialmente para as centrais montadas para a produção de pré-fabricados. Os pré-fabricados, em geral, demandam ainda mais controle sobre as variáveis de resistência à compressão e assentamento, dado que cada peça fabricada terá uma função estrutural a cumprir.

Tal como o produto irmão para o setor de concreto usinado, a versão Precast do DornerBatch recebe constantes atualizações online, tem interface multilíngue e assegura que os traços do concreto saiam à perfeição, como demanda o setor de pré-fabricados.

Também as soluções Dorner são aplicáveis em outros setores econômicos que realizam processamento de materiais secos. Um exemplo é a indústria cimenteira, onde os sistemas da austríaca podem resolver questões sensíveis como a da pesagem do cimento ensacado durante o seu rápido processo de produção.

E também o setor de materiais a granel, como agregados pétreos e mineração pesada, são objeto de atenção da Dorner Electronic. A administração de grandes quantidades, controle de fluxos e transporte de muitas toneladas são algumas das características que a austríaca oferece a seus clientes graneleiros.

História

2

Duas grandes centrais de concreto para o aeroporto do México usaram o sistema austríaco de controle de dosagem.

As muitas prestações do sistema Dorner para controle de processos industriais são fruto de uma história de mais de 50 anos desenvolvendo soluções para materiais de construção. Com 96 colaboradores baseados na cidade de Egg, Áustria, a empresa continua desenvolvendo, mais do que nunca, inovações para melhorar as soluções digitais que oferece ao mercado. Na América Latina, depois de participar em diversos eventos do setor de concreto, como a Reunión del Concreto de 2018 em Cartagena de Índias, Colômbia, a empresa se dedicou a ampliar sua rede de representantes comerciais, que hoje em dia também pode dar assistência técnica aos clientes na região.

Este esforço comercial dos últimos anos na região contribuiu para aumentar o número de licenças de software Dorner em aplicação no mundo. São em total mais de 2.500 licenças em uso, sejam do DornerBatch ou dos demais programas oferecidos.

No futuro, os setores de concreto usinado e pré-fabricado seguramente demandarão mais tecnologia e automação, o que aponta para uma maior possibilidade de aplicação de softwares como os da empresa austríaca.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters