Em um evento na Escócia ao qual compareceu a Construção Latino-Americana, a Volvo CE lançou oficialmente sua linha de caminhões rígidos. 

A Volvo CE realizou um importante evento para clientes, distribuidores e a imprensa especializada para marcar sua entrada no mercado de caminhões rígidos, com o lançamento dos modelos R45D, de 45 toneladas, R60D de 60 toneladas, R70D de 72 toneladas, e o R100E, de 95 toneladas, sendo este último especialmente importante para a história da companhia.

Group

Mais de 150 pessoas compareceram ao lançamento oficial dos equipamentos rígidos da Volvo CE.

Paul Douglas, vice-presidente de dumpers rígidos da Volvo CE e diretor administrativo da Terex Trucks, disse que, embora a série D seja nova, é uma evolução de design e revisão da engenharia da série TR da Terex, enquanto o modelo R100E é completamente novo, incorporando as tecnologias e desenhos de ponta da Volvo CE e os valores fundamentais de qualidade, segurança e cuidado ambiental.

Os novos equipamentos estão projetados sob as indicações do mercado e conselhos dos clientes. De fato, o mote constante no evento foi a frase Made by you. Built by Volvo. (Feito por você. Fabricado pela Volvo). “Nos concentramos em nosso foco nos clientes. Investimos milhares de horas para falar com eles e saber o que eles querem, encontrando quatro pontos fundamentais: baixo custo de propriedade, segurança do operador, fácil manutenção e produtividade”, diz Douglas.

O R100E promete reduzir os custos de operação para os clientes otimizando a produtividade, o tempo de máquina disponível e o conforto do operador. “Com sua grande capacidade e velocidade, corpo com desenho em V, hidráulicas eficientes, sistema de monitoramento inteligente e ambiente de operação, o R100E promete movimentar mais material em menos tempo”, assegura o executivo.

O lançamento destes equipamentos vai se dar inicialmente em mercados não regulados, em função de que, de acordo com o vice-presidente sênior de vendas da Volvo CE, é neles que está a maior porcentagem do mercado. O atual comportamento do mercado de mineração faz com que a América Latina, em especial, seja muito interessante.

Os equipamentos já podem ser pedidos à Volvo. Durante o evento de lançamento, uma empresa sueca já adquiriu o primeiro caminhão.

O plano da companhia é continuar ampliando no curto prazo sua série E. Segundo Douglas, em 2020 entraria no mercado não regulado o R60E, em 2021 o R45E e em 2023 o R70E. “Temos um interessante plano de lançamentos”, diz.

Algumas características

O equipamento passou por duros testes com mais de 1 mil horas de trabalho em locais na África do Sul e na Suécia, onde demonstrou seu excelente desempenho em climas extremos.

R100e

O modelo R100E, que tem carroceria em forma de V de 60,4 m3 de capacidade para obter retenção de carga ótima e mínima carga de regresso de material.

O R100E é mobilizado por um motor Cummins QST30 CAC (Tier 2/Etapa II) de 783 kW (1.075 HP), e conta com o novo Volvo Dynamic Shift Control, que adapta automaticamente os pontos de câmbio de transmissão em função do local de trabalho e as entradas operativas, facilitando a operação.

Em termos de segurança, a cabine tem um sistema de visibilidade inteligente de 360° Volvo Smart View, que graças ao uso de múltiplas câmeras oferece uma visão panorâmica do veículo e da área de trabalho circundante. Os benefícios deste sistema de 360° vão além de aumentar a segurança do operador e do pessoal em ação no local de trabalho; também reduz ou elimina as colisões com outros objetos para minimizar danos à máquina e aos pneus, reduzindo assim os custos de operação e aumentando o tempo de disponibilidade da máquina.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters