Revisamos alguns dos equipamentos de britagem e peneiramento expostos na Bauma. 

metso lockotrack

A britagem e o peneiramento de agregados são de fundamental importância para a indústria da construção, já que preenchem um ponto essencial da cadeia de criação de estruturas tais como estradas e edifícios. Tanto as estruturas antigas que precisam de manutenção como o crescimento populacional impulsionam a demanda por novas construções, e os fornecedores de agregados devem se preparar para atender a demanda.

Ao mesmo tempo, os fabricantes vão adicionando novas tecnologias e inovações em seus equipamentos, e aproveitaram a Bauma 2019 para apresentar algumas delas, aqui selecionadas.

 

Lavagem de agregados 

A Superior apresentou sua nova lavadora Alliance Low Water Washer, que graças a uma tecnologia única permite aos operadores de britagem lavarem finos dentro do circuito de britagem. Evita o transporte dos finos a um lugar de lavagem separado, o que em geral demanda caminhões e uma custosa manipulação do material. 

Disponível nas velocidades de produção de 100 a 300 tph, a Alliance Low Water Washer aceita uma alimentação seca do circuito de britagem. Um agitador converte o material em uma batelada antes que uma tela de desidratação integrada elimine o excesso de água, deixando tão somente 8% de umidade na areia de brita descarregada. Segundo a Superior, o equipamento consome pouca água, entre 45 e 90 m3 de água por hora, dependendo das taxas de produção. Significativamente menos água do que um lavador tipo ciclone tradicional.

 

Combo revolucionário 

A CDE lançou na feira o sistema Combo, para revolucionar a indústria através da primeira planta integral de processamento úmida do mundo. 

O sistema Combo compreende cinco processos: alimentação, classificação, lavagem de areia, armazenamento e um completo sistema integral de gestão de água, que é uma prioridade para a indústria e uma importante inovação ao momento de fazer frente ao desafio enfrentado por todos os usuários de sistemas de processamento por via úmida. 

“Combo não é uma máquina normal, e sim uma resposta tecnológica aos desafios que afrontam os produtores de materiais, com um design focado em proporcionar maior confiabilidade e eficiência aos clientes”, disse Sean Kerr, diretor de operações da CDE. 

A planta está construída pata ser facilmente montada e configurada, e pode começar a processar materiais dentro de três dias após a chegada. O sistema pode elaborar até dois produtos, de acordo com as especificações, a partir de areias naturais ou areia de brita. 

Britagem metódica 

A Metso apresentou um sem fim de novidades na Bauma, e entre todas elas destacou-se o Lokotrack ST2.3, que estará disponível a partir de 2020. É uma máquina adequada para um amplo leque de aplicações, desde usos múltiplos até a britagem fina e reciclagem, e de acordo com a Metso pode-se movimentar facilmente de um lugar a outro usando-se reboques padrão na maioria dos casos. 

Por sua vez, o britador de cone MX3 pode proporcionar um rendimento de 420 t/h e segundo a companhia é adequado para as etapas de britagem secundária, terciária e quaternária. 

Já há um MX3 funcionando na América Latina, mas especificamente no Brasil, onde recentemente a Metso anunciou que o modelo entrará na linha de produção de sua grande fábrica de Sorocaba. 

Vale mencionar que a Metso Brasil anunciou a inauguração, prevista para o segundo semestre, de um centro de serviços na cidade mineira de São Leopoldo. Ali serão realizados treinamentos e prestações de serviços aos clientes de mineração e agregados. 

Epiroc amplia oferta 

“As demandas dos nossos clientes não param de aumentar, e agora é com felicidade que ampliamos nossa oferta com um produto que sabemos que lhes ajudará se desejam economizar tempo e ganha dinheiro. Classificar materiais no local de trabalho permite aumentar realmente a eficácia, e as novas caçambas britadoras da Epiroc são confiáveis e rápidas como se pode ver”, afimou Gordon Hambach, diretor de marketing global da Epiroc Hydraulic Attachment Tools. 

Epiroc-BS-2200

As caçambas britadoras da Epiroc BS 1600 e BS 2200, com pesos de serviço de 1710 kg (BS 1600) e 2450 kg (BS2200), combinam um design moderno com uma construção robusta para oferecer aos clientes do setor de reciclagem e escavação de rocha uma solução ainda mais completa. 

As novas caçambas britadoras da Epiroc estão disponíveis em dois tamanhos para máquinas portadoras de 18 a 38 toneladas. A construção em aço de alta resistência garante uma longa vida útil em ambientes de trabalho bem rigorosos.

 

Novos padrões 

A Powerscreen, especialista em máquinas móveis de britagem e peneiramento, apresentou novidades em equipamentos e avanços tecnológicos em telemática, por exemplo com seu sistema OMNI, na Bauma 2019. As três máquinas em exibição foram: Trakpactor 550SR, Metrotrak e Chieftain 2200 3 Deck. 

O Chieftain 2200, lançado em 2016, estabeleceu um novo padrão na britagem de alta intensidade, segundo a empresa, e superou as expectativas de clientes em todo o mundo. O equipamento está projetado para operações que demandam grandes volumes de produtos de alta especificação com a máxima versatilidade. Os benefícios para o usuário incluem um tempo de configuração rápido (em geral, menos de 30 minutos) com transportadores dobráveis hidraulicamente e sobre esteiras. Suas caixas de britagem de alta agressão administram material sujo e pegajoso com facilidade. Segundo a Powerscreen, a empresa norte-americana Alabama Aggregates tem uma Chieftain 2200 que produz 40% mais do que outros britadores que ela já experimentou.

powerscreen chief

Alto impacto 

Dentre os equipamentos apresentados pela empresa irlandesa McCloskey, fabricante de grupos móveis de britagem, classificação e transporte de áridos e minérios, estava o I54RV3, um impactador que incorpora um novo alimentador principal, monta um inovador sistema de transferência à saída do impactador, e conta igualmente com um novo sistema de pré-peneiramento, com piso inferior mais inclinado, que permite um melhor fluxo do material. 

Também dispõe de uma correia de retorno radial e de um controle de supressão de pó em toda sua longitude, desde a peneira até a tremonha de alimentação, com giro de 90° em funcionamento. 

A companhia também exibiu o grupo móvel I34R, projetado particularmente para trabalhos com resíduos de construção e demolição, além de asfaltos e concretos. 

Os grupos móveis de impacto McCloskey oferecem um alto rendimento e uma maior versatilidade. Com seu rápido tempo de instalação e sua agilidade para se movimentar em espaços muito reduzidos em projetos de demolição onde os espaços são escassos, a manobrabilidade é essencial. 

Peneiramento pesado 

A Terex Finlay mostrou na Bauma 2019 sua peneira para trabalhos pesados 883+. 

Este novo modelo foi desenvolvido especificamente para trabalhar em uma variedade de aplicações pegajosas secas e difíceis, que incluem pedreiras, mineração, areia e cascalho, escombros de construção e demolição, e aplicações de reciclagem. 

O coração deste novo modelo é a nova caixa de britagem de triplo eixo, que conta com duas plataformas de britagem de tamanho real de 16” x 5”. O desenho de triplo eixo emprega um golpe de movimento ovalado para gerar um peneiramento agressivo, reduzindo o entupimento e o cegamento das coberturas, e proporcionando assim um produto de qualidade com alta tonelagem. 

O modelo é ideal para o peneiramento fino de uma grande variedade de materiais. Inclusive sob carga pesada durante a fase de testes, o quadro de peneiramento produziu constantemente altas tonelagens em uma variedade de aplicações difíceis e desgastantes.

Tecnologias híbridas 

A Keestrack exibiu um total de nove grupos móveis de britagem e classificação na Bauma 2019, e expôs todo seu leque de produtos de tecnologia sobre esteiras para a indústria da reciclagem e o trabalho em pedreiras. 

keestrack

Um dos aspectos mais destacados no estande foi seu foco em equipamentos de acionamento híbrido e conexão elétrica: a sua linha ‘e’. 

Novidade na linha ‘e’ é o Keestrack K 6e, equipamento que conta com um alimentador padrão de 8 m3, 4500 x 1800mm, peneira de dois níveis (2 x 8,1 m2). A máquina tem cerca de 30 toneladas e produz três frações, 600 t/h e pode ser adaptada a uma grande quantidade de materiais e aplicações, com seus vários elementos de peneiramento e equipamentos adicionais.

Grande rendimento

A Kleemann, marca do Grupo Wirtgen, contou com sete unidades móveis expostas na Bauma. Com um rendimento por hora de até 650 toneladas, o Mobicat MC 120 Z PRO surpreendeu graças a suas aplicações em pedra natural. O potente britador de mandíbulas, com abertura de alimentação de 1.200 x 800 mm, vem equipado com uma mandíbula britadora móvel extralarga.

 

Na foto se pode ver a peneira Mobiscreen MS 15 Z. A peneira de tela dupla alcança um rendimento por hora de até 400 toneladas. A instalação da peneira, que tem design robusto, é adequada para o material de carga com um comprimento de aresta de até 400 mm. A MS 15 Z pode ser usada tanto em pedra natural como com resíduos a reciclar. 

kleemann

Novo cone 

A Johnson Crushers International Inc. Ampliou sua série de britadores de cone Kodiak Plus com o novo K350+. Este modelo de gama média oferece uma maior produção com menor espaço ocupado. Em comparação com o K300+, o K350+ apresenta aumentos no trem de transmissão, na velocidade, nos cavalos de força, peso, diâmetro da cabeça e força de sujeição, o que resulta num aumento de capacidade de até 10%. 

Com o mesmo padrão de aparafusamento, o novo cone pode ser montado na maioria das aplicações onde o atual K300+ já esteja operando. 

“Testamos o cone K350+ durante alguns anos, especialmente em plantas móveis, e ele superou com sobras as nossas expectativas. Estamos muito contentes de lançar o K350+ no mercado”, disse Ian Pendergrass, gerente de produto da Johnson Crushers International.

Caçambas classificadoras

A MB Crusher aproveitou a ocasião da Bauma para apresentar sua nova geração de caçambas classificadoras, que segundo a empresa são um sistema multifuncional extraordinário para manipular rapidamente diferentes tipos de materiais. 

“A nova serie MB-HDS é radicalmente diferente de todos os sistemas do mercado. Foi projetada para realizar múltiplas funções: se adapta a diferentes áreas de trabalho e a classificação de diversos materiais com uma simplicidade e rapidez revolucionárias, sem a necessidade de pessoal especializado ou capacitação especial”, disse Diego Azzolin, diretor de produção da MB Crusher. 

A inovadora Caçamba Classificadora MB-HDS se encontra disponível em quatro modelos para necessidades diferentes de classificação de material. 

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters