CraneGuide2015

Há alguns anos, enquanto se monitoravam as tendências globais de segurança em guindastes, a Specialized Carriers & Rigging Association (SC&RA) começou a notar um padrão. A associação de comércio internacional, composta por mais de 1,4 mil empresas membro, notou que nos Estados Unidos os acidentes com guindastes haviam sido responsáveis por quase 1 mil mortes no trabalho desde 1997. Além disso, cerca de 90% de todos os acidentes com guindastes foram resultado direto de erros humanos, e quase 80% destes acidentes poderiam ser atribuídos a falhas mecânicas, que são também em sua maioria causadas por erros humanos. 

Surpreendida por estas estatísticas, a SC&RA reconheceu a necessidade de uma educação contínua sobre a segurança de guindastes, razão pela qual criou o Guia para Gestão de Segurança de Guindastes Móveis, a mais completa fonte de referência disponível na atualidade para a indústria de guindaste e acessórios. 

O guia 

Escrito em inglês, espanhol e português, a publicação aborda quatro áreas fundamentais de consideração ao administrar a utilização de guindastes móveis em um canteiro: risco, classificação da elevação, planejamento de elevação e problemas de local de trabalho. Outros detalhes destacados incluem: critérios para os tipos de elevação, fatores do local, fórmulas pertinentes, papéis e responsabilidades, critérios de inspeção do equipamento e fatores de segurança. 

A publicação também tem 18 quadros, tabelas, listas de verificação e listas de inspeção que são úteis, o que faz com que este produto da SC&RA seja uma ferramenta imprescindível para qualquer profissional da indústria que opere um guindaste móvel em qualquer localização. 

“Este manual reflete mudanças substanciais nos padrões, ferramentas, tecnologias e perspectivas nas últimas décadas, fazendo com que outros materiais de referência de guindastes tenham ficado obsoletos”, afirma Beth O’Quinn, vice-presidente sênior de Crane &Rigging da SC&RA. “Foi escrito por dois dos principais engenheiros da indústria, Ronald Kohner e Robert Hontz. Cada um destes senhores tem mais de quarenta anos de experiência profissional, e já escreveu extensivamente sobre segurança de guindastes e elevadores ao longo de suas carreiras”, afirmou a executiva. 

Responsabilidades 

As mortes podem ocorrer com diferentes tipos de guindaste, o que, além do doloroso que é a perda da vida de um trabalhador, significa aumento de custos tais como dias de trabalho perdidos, maiores prêmios de seguro, multas, litígios e perda de oportunidades de negócio. A falta de capacitação dos empregados é uma das principais causas destes acidentes. Além disso, a manutenção adequada dos guindastes e as inspeções são cruciais para reduzir os acidentes com guindastes. 

Os operadores de guindastes móveis estão no controle de uma máquina multimilionária que regularmente faz elevações multimilionárias. Não apenas se espera que conheçam a melhor forma de executar o içamento, como também a mais segura. 

No sempre cambiante mundo das operações de guindastes móveis, é mais importante que nunca se manter atualizado com as regulações e as melhores práticas. O Guia de Gestão de Segurança de Guindastes Móveis da SC&RA pode ajudar a aumentar a segurança no local de trabalho e proteger a reputação da sua empresa. 

Para mais Informação, visite www.scranet.org/store.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters