01 ruido de tráfico

Imagem gráfica do ruído do tráfego em rodovia e em ferrovia.

O mundo está vivendo circunstâncias difíceis, e justamente devido à pandemia se tornou mais importante a consciência sobre a proteção do meio ambiente. Como resultado das quarentenas adotadas, notou-se a redução da poluição atmosférica e a emissão de CO2 diminuíram, assim como também a contaminação acústica. Será interessante ver até onde os governos saberão manter estes benefícios ambientais uma vez que a crise termine.

O ruído gerado pelos equipamentos e pelos próprios canteiros de obra é sem dúvida um dos grandes problemas com que o setor deve lidar. Nos países razoavelmente desenvolvidos, este é um dos principais problemas. O ruído emitido por obras varia entre os sons emitidos em intervalos (por exemplo, uma plataforma de perfuração) e ruídos contínuos, como geradores, motores de veículos como caminhões betoneira e máquinas como escavadeiras, entre outros.

Uma imagem precisa

O som ambiente pode ser calculado e moderado, e graças ao uso do software de mapeamento, até mesmo os níveis de ruído futuros podem ser avaliados antes que os projetos se iniciem. Dentre as tecnologias disponíveis está o software de simulação desenvolvido pela SoundPLAN, que oferece uma demonstração visual de onde provém e como se comporta o ruído. “Muitas empresas globais de construção usam o software de mapeamento de ruído como componente essencial em cada etapa do projeto, desde a concepção até a entrega”, afirma Jochen Schaal, diretor geral da SoundPLAN GmbH.

Seja para procedimentos de aprovação do projeto, uma nova construção ou uma modificação substancial da infraestrutura, o software é utilizado para simular o ruído ambiental e a acústica dos edifícios. Os mapas sonoros podem ser criados usando dados existentes das fontes de barulho, mas cada mapa de ruído é único de acordo com o tamanho do projeto, a geografia e o objetivo.

Versatilidade

02 los campos de deportes

Nível de pressão sonora nas proximidades de um estádio.

As simulações produzidas pelo software oferecem vantagens em relação a simplesmente medir os decibéis. Uma medição se debruça sobre um só nível de ruído e é impossível saber quão distante está a fonte. “As medições não podem ser feitas na fase de planejamento, pois o som tem que estar fisicamente lá para medi-lo. Já as simulações permitem trabalhar com “cenários hipotéticos” antes de iniciar os trabalhos, e assim é possível modelar os níveis de ruído reais no solo e os projetados”, explica Miguel Ángel Mesa, da SoundPLAN América Latina.

Isto significa que os especialistas podem testar cenários e avaliar as melhores opções para reduzir ó excesso de ruído e proteger os trabalhadores e a vizinhança de seus efeitos nocivos. Os resultados podem ser apresentados às prefeituras, às agências ambientais, a órgãos privados de financiamento e aos governos, desde o princípio de um novo projeto.

“Com o software de mapeamento adequado, o usuário tem uma ferramenta do software potente e flexível à sua disposição. Por exemplo, algumas versões permitem aos usuários importar modelos digitais do terreno e superpor o Google Maps nos planos. Inclusive permitem a manipulação doa arredores, o que significa que morros e outras características geográficas da cercania podem entrar na simulação para obter uma visão melhor da forma como o ruído viaja pelo espaço que está sendo estudado para o projeto”, afirma Schaal.

O software de mapeamento de ruídos pode ser usado com finalidades específicas, como o posicionamento de turbinas, já que mostra como se movimentará o barulho através do espaço em diferentes situações ambiente. Mais importante ainda, podem mostrar como as medidas de mitigação podem reduzir o fluxo sonoro e proteger as pessoas.

Custo benefício

Ao usar o software, é possível avaliar o custo benefício de cada iniciativa de redução de ruídos. “Isto significa que é possível calcular quanto custaria uma barreira de ruído por metro adicional, e como afetaria as instalações da proximidade. O software de mapeamento não só pode mostrar as melhores medidas em relação a custo e benefício, como também facilita as avaliações de riscos, ajudando a empresa a focar sua atenção no projeto”, afirma Mesa.

Tanto em projetos menores como de médio porte, a maioria das simulações de ruído ambiental permite verificar que um projeto de infraestrutura ou montagem industrial fiquem dentro da lei. É possível que estes projetos não requeiram a mesma complexidade que oferece a opção do software de planejamento de ruído de alta potência.

O software de modelagem de ruído adequado para estes projetos menores e de médio porte deve estar especialmente projetado para adquirir rapidamente os dados do modelo. Os resultados devem ser obtidos sem muito processamento, mas devem ser suficientemente personalizáveis para que os padrões de segurança de sua empresa sejam atingidos.

Além de um software completo de mapeamento sonoro, a SoundPLAN oferece uma versão projetada para usuários que tenham necessidades apenas ocasionais de planejamento sonoro. Esta versão entrega resultados tabulares e gráficos simples para cálculos sonoros padrão, com mínimo investimento de tempo.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters