Evento criado por engenheira capacita sobre tecnologia de concreto por internet. 

CONATCON

A engenheira brasileira Grazielle Ribeiro Vicente é a organizadora do Congresso Nacional de Tecnologia do Concreto Online, o Conatcon. Trata-se de uma iniciativa 100% online. Em sua terceira edição, o Conatcon teve mais de 18 mil inscritos. Grazielle concedeu entrevista exclusiva a Concreto Latino-Americano sobre o terceiro Conatcon.

Como surgiu esta ideia?

Como sou consultora de tecnologia do concreto, participo de congressos nacionais e internacionais. Percebi que os conteúdos ali apresentados são muito importantes, mas muitos profissionais não têm tempo ou recursos para ir a estes eventos, e acabam perdendo este tipo de informação. Então, comecei a estudar formas de fazer isso pela internet, que é o meio de comunicação mais acessível atualmente e que poderia atingir um público muito maior de profissionais do setor, e após muito estudo surgiu o CONATCON.

Como você avalia o crescimento do Conatcon?

O CONATCON vem crescendo a cada ano. A primeira edição, em 2016, contou com mais de 5 mil inscritos e neste ano, na terceira edição do evento, foram mais de 18 mil inscritos, mas sei que este número pode ser muito maior se houver mais divulgação e instituições apoiadoras. O congresso atinge estudantes, projetistas, construtores, engenheiros de obra, entre outros. Tem crescido também o número de pessoas de outros países participando do evento. Desta vez havia algumas pessoas interagindo no chat em espanhol. Também recebi mensagens de brasileiros que trabalham em outros países e que participaram do evento online.

Quais foram as principais palestras no 3º Conatcon?

Na terceira edição do evento, que aconteceu entre os dias 11 e 14 de junho de 2018, as palestras que apresentaram maior número de participantes foram: “Cuidados especiais na execução de pisos industriais”, pelo Dr. Eng. Públio Penna Firme Rodrigues; “Sistema construtivo paredes de concreto: tecnologia, materiais e execução”, pelo Eng. Esp. Arcindo Vaquero y Mayor; “Ensaios não destrutivos em concreto: Aplicação e métodos de ensaios”, pelo Msc. Eng. Leonardo Braga Passos; “Patologia das alvenarias e revestimentos argamassados”, apresentada pela Msc. Eng. Cristiana Furlan Caporrino.

Quais os planos de futuro?

Devido ao grande trabalho para organizar este evento e ao número de pessoas envolvidas, por enquanto o CONATCON continuará sendo realizado anualmente. Para o futuro, queremos contar com o apoio de mais associações e instituições, universidades, do CREA, e também ter mais palestras sobre diversos temas, inclusive com especialistas de outros países.

Como você vê a indústria do concreto hoje e no futuro?

O concreto é o material mais utilizado na construção civil devido à sua versatilidade, durabilidade e economia. Acredito que ainda há muito desconhecimento de profissionais sobre as novas tecnologias para melhorar suas propriedades e torná-lo mais durável. Para solicitar o concreto, o parâmetro não deve ser apenas o fck do projeto e/ou a relação água/cimento. É necessário considerar as condições ambientais e de agressividade do local da obra, as condições de transporte, lançamento, adensamento e cura do concreto, as propriedades dos materiais disponíveis na região, entre outros fatores. Tudo isso pode alterar o traço e afetar a durabilidade do concreto.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters