A nova licitação do projeto acontecerá no final de 2018, com o intuito de iniciar as obras que, anos atrás foram licitadas em US$ 7,8 bilhões, más que não se concretaram devido ao caso Odebrechet.

A Proinversión pretende licitar no final deste ano o projeto Sistema Integrado de Transporte de Gás Zona Sul (SIT GAS), gasoduto do sul do Peru. O projeto será desenvolvido de acordo às recomendações de assessores técnicos de nível internacional, considerando sempre o benefício social para as regiões do sul do país. O diretor executivo da Proinversión, Alberto Necoo, disse que a licitação do projeto do gasoduto do sul será iniciada durante o final deste ano.

Gasoducto sur

Necco também disse que a partir dos estudos que realizarão os assessores internacionais, será definida a melhor forma de executar o projeto, buscando sempre o maior benefício para o país.

O Sistema Integrado de Transporte de Gás Zona Sul é um novo projeto que abrange o desenvolvimento de uma infraestrutura de dutos de transporte para gás natural e líquidos de gás natural, que terá como ponto de partida o Cusco (Malvinas), e que faz parte da política energética do setor que contribuirá ao desenvolvimento do país. Há alguns anos o projeto foi licitado por cerca de US$ 8 bilhões, mas os problemas da Odebrecht frearam a sua execução.