A capacidade do Terminal de Contêineres de Paranaguá aumentará 66%.

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), no Estado do Paraná no Brasil, iniciou obras de ampliação, depois da aprovação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O investimento será de US$165 milhões até 2019 para ampliar a capacidade de transferência de 1,5 milhões de TEUs anuais a 2,5 milhões de TEUs. O investimento forma parte do acordo de renovação antecipada da concessão por mais 25 anos, válidos a partir de 2024. A prorrogação antecipada foi assinada em abril de 2016 pelo Governo Federal desse estado.

Puerto paranagua

As melhorias incluem a expansão do embarcadouro, cuja superfície aumentará 220 metros, chegando até 1.099 metros quadrados; serão construídos ancoradouros exclusivos para navios que transportam veículos e ampliação do pátio do terminal de 330.000 metros quadrados a quase 500.000 metros quadrados.

A verba para a obra foi obtida através da emissão de bônus, que somaram US$176,4 milhões. A obra será realizada pela Porto Construtora, joint venture entre Pattac e Tucumann, dois sócios da TCP. Vale ressaltar que em setembro, TCP e China Merchants Port Holdings fecharam um contrato vinculante através do qual o grupo asiático compraria 90% da TCP. Em comparação com o que acontecia há dez anos, há uma redução do número de terminais, apesar de que o mercado vêm crescendo.