Em cooperação com Telia e Ericsson, marca quer definir padrão de aplicação de controle remoto para máquinas.

volvo 5G

A Volvo CE será uma das primeiras empresas do mundo a usar a tecnologia 5G para testar máquinas controladas remotamente, e experimentar outras soluções de autonomia. Isto porque a Telia e a Ericsson anunciaram, junto à VCE, a instalação da primeira rede de 5G para uso industrial na sede da fabricante de máquinas em Eskilstuna.

O objetivo, segundo a marca, é utilizar as instalações suecas para desenvolver melhor suas soluções remotas para controlar operações de maquinário de construção. A ideia é tentar perceber como um maquinário conectado pode agregar valor para o cliente. “Queremos que compreendam melhor o benefício gerado pela automação”, disse Melker Jernberg, presidente da Volvo CE, que acrescentou que “os testes incluirão o controle remoto de uma carregadeira de rodas convencional, e também de um transportador de carga conceito HX2”.

Mas a Volvo reconhece que mesmo com sistemas totalmente automatizados a intervenção humana continuará sendo necessária. “A tecnologia atual de controle remoto tem um intervalo de tempo que dificulta o controle em altas velocidades ou com alta precisão. A rede 5G fará com que o controle à distância seja mais simples e seguro”, disse Jernberg.

“Com tempos de resposta extremamente curtos, alta capacidade e um alto nível de acessibilidade à rede móvel, a tecnologia 5G pode ser usada para aplicações como o controle remoto de máquinas pesadas em tempo real”, completou Magnus Frodigh, chefe de pesquisa da Ericsson, que também é sueca.

“Ao reduzir os riscos potenciais de segurança e tempos de inatividade associados a setores como mineração e construção, podemos nos aproximar da nossa meta de zero emissões, zero acidentes e zero paradas não planejadas”, concluiu Jernberg.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters