Volvo CE incursiona na tecnologia 5G

Em cooperação com Telia e Ericsson, marca quer definir padrão de aplicação de controle remoto para máquinas.

volvo 5G

A Volvo CE será uma das primeiras empresas do mundo a usar a tecnologia 5G para testar máquinas controladas remotamente, e experimentar outras soluções de autonomia. Isto porque a Telia e a Ericsson anunciaram, junto à VCE, a instalação da primeira rede de 5G para uso industrial na sede da fabricante de máquinas em Eskilstuna.

O objetivo, segundo a marca, é utilizar as instalações suecas para desenvolver melhor suas soluções remotas para controlar operações de maquinário de construção. A ideia é tentar perceber como um maquinário conectado pode agregar valor para o cliente. “Queremos que compreendam melhor o benefício gerado pela automação”, disse Melker Jernberg, presidente da Volvo CE, que acrescentou que “os testes incluirão o controle remoto de uma carregadeira de rodas convencional, e também de um transportador de carga conceito HX2”.

Mas a Volvo reconhece que mesmo com sistemas totalmente automatizados a intervenção humana continuará sendo necessária. “A tecnologia atual de controle remoto tem um intervalo de tempo que dificulta o controle em altas velocidades ou com alta precisão. A rede 5G fará com que o controle à distância seja mais simples e seguro”, disse Jernberg.

“Com tempos de resposta extremamente curtos, alta capacidade e um alto nível de acessibilidade à rede móvel, a tecnologia 5G pode ser usada para aplicações como o controle remoto de máquinas pesadas em tempo real”, completou Magnus Frodigh, chefe de pesquisa da Ericsson, que também é sueca.

“Ao reduzir os riscos potenciais de segurança e tempos de inatividade associados a setores como mineração e construção, podemos nos aproximar da nossa meta de zero emissões, zero acidentes e zero paradas não planejadas”, concluiu Jernberg.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL