Trem México-Toluca conclui fase de tunelação

Túnel Vía Derecha, planejado para ter 27 km, foi reduzido para 4,8 km apenas por acequações do projeto.

El equipo de SENER durante el hito de la salida de la tuneladora

Concluiu-se em 14 de junho a perfuração do túnel Vía Derecha, entre a Cidade do México e Toluca, que é parte da obra de construção do projeto de trem intermunicipal subterrâneo. A conclusão da tunelação se deu com a chegada da TBM S-948 ao seu ponto de destino.

A abertura do ponto final do túnel foi ocasião para uma grande festa de autoridades e demais participantes do projeto. Entre outros, estavam presentes Gerardo Ruiz Esparsa, secretário de Transportes e Comunicações do México; Alfredo de Mazo Maza, governador do estado do México; representantes da empresa SENER como César Quevedo, que é diretor geral de infraestrutura de transportes da empresa, e Jordi Redó, diretor do projeto de ferroviário em questão.

Após a cerimônia, César Quevedo afirmou que “a SENER está participando de um projeto muito demandante, que vai tornar mais eficiente o transporte para centenas de milhares de mexicanos. Por isso, a SENER redigiu um projeto construtivo que oferece uma solução equilibrada entre a infraestrutura desejada pelo poder público, as normas clássicas de construção, as possibilidades oferecidas pela tecnologia e a normativa vigente. A proposta final que está sendo construída conta com 57 km, dos quais 50 são em via aérea, com distintas tipologias de viaduto e adaptando cada solução ao trajeto, o que vai permitir cruzar a Serra das Cruzes, uma área protegida, com total respeito ao entorno”.

O diretor do projeto Jordi Redó agregou que “no túnel Vía Derecha, cujas obras se concluíram hoje, a SENER conseguiu reduzir o comprimento projetado de 27km para 4,8 km. Esta otimização, introduzida na fase de projeto para ambos os túneis – vía derecha e vía izquierda – gerou uma grande economia de tempo e dinheiro para a obra, assim como um maior conforto para o viajante e mais segurança para a operação dos trens”.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL