Transdata adquire o primeiro GRT9165 no Brasil

08 October 2020

Transdata-takes-Brazils-first-Grove-GRT9165-as-oil-and-gas-sector-begins-recovery-03

Equipamento tem capacidade de 150 toneladas

A Transdata Engenharia e Movimentação, empresa especializada em engenharia de manipulação e içamento de objetos especiais, adquiriu o maior modelo de guindaste produzido pela Grove, marca da Manitowoc. O guindaste é o GRT9165, que será aplicado no setor de plataformas de petróleo no estado do Rio de Janeiro. É o primeiro exemplar deste modelo a ser adquirido no Brasil.

“Após uma análise detalhada da demanda exigida pela empresa, nossa equipe de engenharia avaliou tabelas de carga e outras especificações e concluiu que a máquina mais adequada para a tarefa seria o Grove GRT9165,” disse Fabio Gaeta, diretor-executivo da Transdata. “O trabalho do guindaste no local é bastante diversificado. Ele dá apoio a embarcações PSV (navios de apoio a plataformas), movimentando maquinário e peças utilizadas na exploração e produção de óleo e gás. São tarefas bastante exigentes e que acontecem ininterruptamente.”

O guindaste, com capacidade máxima de 150 toneladas, foi entregue pela Grove diretamente à base marítima em Niterói em fevereiro deste ano, e deve permanecer no local por 24 meses. A máquina é o primeiro guindaste do tipo a ser exportado após produção na fábrica da Grove em Shady Grove, nos Estados Unidos.

Entre os fatores considerados pela Transdata para o trabalho, a mobilidade e agilidade do guindaste foram os aspectos mais importantes avaliados, segundo Gaeta. 

“O fato deste guindaste ter uma capacidade considerável e ser fácil de manobrar em locais com pouco espaço foi um dos fatores determinantes em nossa escolha.”

Versatilidade

O GRT9165 é equipado com quatro modos de direção que aumentam a capacidade de manobra no local de trabalho e facilitam o posicionamento do guindaste. De acordo com Gaeta, operadores têm se mostrado satisfeitos com o equipamento, e ressaltam que o guindaste é simples de operar e que tem boa durabilidade. 

Outra característica que atrai a atenção de usuários é a cabine estilo “Visão Total” da Grove, com inclinação de 20° e ar condicionado de alta potência, que maximiza o conforto do operador. 

O GRT9165 possui lança de 62,5 m MegaForm de seis seções com sistema Twin-Lock de fixação — o melhor da categoria no que diz respeito ao alcance e ao desempenho em içamentos. Sua articulação conjugada manual ou hidráulica, com deslocamentos de até 50°, melhora a capacidade de superar obstáculos e aumenta a versatilidade no local de trabalho. 

O guindaste GRT9165 foi concebido a partir do feedback de proprietários e operadores de guindastes, a fim de garantir que o novo modelo seria equipado com os recursos necessários para as mais exigentes tarefas. O processo de desenvolvimento de produto da Grove também prioriza a durabilidade e disponibilidade de serviço da máquina, para que o equipamento opere pelo tempo exigido por variados tipos de atividade.

Produção recorde 

Transdata-takes-Brazils-first-Grove-GRT9165-as-oil-and-gas-sector-begins-recovery-01

O novo guindaste da Transdata

Em 2019, o Brasil ultrapassou a marca de 1 bilhão de barris de petróleo no ano pela primeira vez, crescendo 7,78% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Para 2020, a expectativa é de que o país produza ainda mais, apesar da queda no consumo e instabilidade trazida pela pandemia do Covid-19. 

“Sentimos que o setor de óleo e gás está voltando com força no Brasil”, disse Gaeta. “Muitas obras que haviam sido paradas nos últimos anos estão sendo retomadas. Se não fosse pela pandemia, acredito que estaríamos numa posição ainda melhor.”

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL