Estação robotizada faz leitura visual total em poucos minutos, com apenas um operador.

Topcon Positioning Group's new GLT-1000 web index

A fabricante Topcon Positioning Group apresentou seu novo scanner compacto GTL-1000 na Bauma.

O instrumento é uma estação total robótica com funcionalidade de controle para um só operador. A empresa diz que os operadores podem estabelecer pontos em entornos de construção difíceis mediante o seguimento de prismas.

O GTL-1000 processa a informação com o sistema Magnet Collage, e completa o fluxo de trabalho com o ClearEdge3D Verity, ferramenta de software avançado que automatiza a verificação da construção.

A Topcon afirma que o design facilita que os operadores estabeleçam pontos mesmo nos canteiros mais difíceis através dos prismas. O instrumento vem também com o software Magnet Field incorporado, a fim de oferecer conectividade entre canteiro e escritório em tempo real.

“Pode-se realizar um escaneamento de 36o graus com cúpula completa em apenas alguns minutos. Os sistemas e métodos mais tradicionais levam consideravelmente mais tempo”, disse Ray Kerwin, diretor de planejamento global de produtos.

“O resultado é um sistema que oferece um escaneamento de domo completo ultra potente para capturar rapidamente trabalhos de dutos, colunas, vigas, penetrações e aço estrutural. Ajuda a melhorar a garantia de qualidade, proporcionando uma clara indicação visual dos mapas de calor de construção para minimizar os efeitos dos erros antes que eles se tornem problemas de solução cara”, disse.

O novo produto é fruto de uma colaboração desde o ano passado entre a empresa e a construtora Balfour Beatty. Nick Salmons, principal inspetor de escaneamento laser da Balfour Beatty, afirmou que “a nova solução de escaneamento robotizado da Topcon aumentará a produtividade no canteiro ao acelerar o processo de construção e identificar os desafios de projeto de forma mais eficiente do que os métodos tradicionais”.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters