construccion-tecnología2

A empresa colombiana Trycore, especializada em transição digital, divulgou um estudo em que ponta que a implementação de novas tecnologias no setor de construção, como a inteligência artificial, a automação de processos, a robotização e a análise de dados, poderia aumentar a eficiência do setor em 85%.

De acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas da Colômbia, o DANE, no último trimestre deste ano o setor de construção caiu 31,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Trycore, este porcentual negativo poderia ser parcialmente recuperado com maior eficiência e produtividade com a implementação de ecossistemas digitais para vender mais rápido, ter menores tempos em trâmites burocráticos, integrar a informação, usar sistemas de autenticação biométrica, apoiar a gestão da cadeia de suprimentos e conectar diferentes stakeholders.

“O principal desafio para o setor de construção no desenvolvimento de uma governança digital que permita, além de gerir os avanços tecnológicos existentes, a integração de tecnologias em seus processos operacionais. Identificamos aspectos essenciais para que o setor fortaleça sua evolução digital: 1) a reinvenção de seu modelo comercial a fim de reduzir o contato físico, como hoje já faz o setor financeiro através de fábricas de crédito; e 2) adotar tecnologias que permitam automatizar tarefas repetitivas em áreas como financeiro, administrativo, jurídico e serviço ao cliente”, afirmou Carlos Segura, CEO da Trycore.

Alguns dos desafios mais críticos para o setor de construção, de acordo com os especialistas da Trycore, são a perda de produtividade, erros por tarefas realizadas manualmente, operações não digitalizadas, falta de rastreabilidade dos processos, gestão de recursos e foco digital exclusivamente na criação de projetos e modelos arquitetônicos, deixando de lado outras áreas do negócio que são também importantes. A exemplo da automação dos registros contábeis, gestão de documentos, monitoramento de custos e orçamento de projetos.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters