Surge otimismo na construção brasileira

15 May 2018

Pesquisa da CNI aponta reversão nas expectativas, e recuperação pode estar se aproximando.

Brasil

Sinais de otimismo começam a surgir na atividade de construção brasileira, segundo a sondagem da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O ritmo de atividade ficou em 47,1% em março, o maior desde novembro de 2013, porém ainda abaixo dos 50% que são o ponto de corte entre queda ou aumento no nível de atividade.

O nível de utilização da capacidade operacional se situou em 57%, o que significa que as construtoras operam com 43% do maquinário disponível.

Três fatores se fazem notar nestas estatísticas: a demanda ainda insuficiente, a elevada carga tributária e a falta de capital. Quase 70% dos pesquisados pela sondagem mais recente da CNI apontam pelo menos um dentre estes fatores.

A pesquisa indica, contudo, que as perspectivas de futuro são positivas. Mesmo com a leve queda registrada em abril com relação a março, todos os indicadores de expectativa estão acima dos 50 pontos, mostrando que os empresários esperam aumento no nível de atividade, com novos empreendimentos e serviços, inclusive contratação de pessoal, para os próximos seis meses de 2018.

 

 

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL