A empresa francesa especialista em monitoramento e inspeção de obras Osmos está trazendo ao Brasil uma linha de soluções de monitoramento mecânico para distintas obras e estruturas. “Estas tecnologias permitem às empresas de engenharia e construção monitorar continuamente a integridade de suas obras”, afirma a empresa.

O sistema de captação de fibra ótica, chamado Optical Strand, permite o monitoramento, detecção e reconhecimento de deformações e debilidades potenciais em diferentes tipos de edifícios e estruturas. “O Optical Strand tem sensores de fibra ótica que são colocados diretamente na estrutura”, diz a empresa que no Brasil opera através de uma associação com Bureau Veritas Group. Além disso, a Osmos diz que “também são aplicáveis a todo tipo de estruturas, assim como a qualquer situação, desde o esclarecimento de dúvidas até o monitoramento de obras, incluindo a prevenção e gestão de crises”.

A Osmos tem uma equipe dedicada a criar ferramentas de processamento e análise dos dados recolhidos com o Optical Strand. Entre os elementos algorítmicos desenvolvidos, estão o Weigh-in-Motion + Deformation (WiM + D), uma versão avançada de pesagem de movimento, relacionada com deformações estruturais ou compensações térmicas. “A ferramenta analisa a relação entre a evolução da temperatura e o comportamento mecânico das estruturas. Isto pode antecipar os problemas em estruturas equipadas com nosso sistema”, diz a empresa.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters