Solução da Trimble aumenta produção em obra

12 June 2019

Construtora saiu de uma média de 300t de asfalto por dia para 1.000t.

pavimentacion

A construtora Dalba Engenharia utilizou o sistema de medições 3D da Trimble para uma obra de recuperação da capa asfáltica do aeroporto Afonso Pena, em Curitiba.

Segundo a empresa, antes de usar a solução digital, aplicava no máximo 300 toneladas de asfalto por dia de operação, mas que com a implementação do 3D, aumentou o nível médio de produção para 1.000 toneladas a partir do terceiro dia de trabalho.

O diretor da empresa EngLevel, que colaborou no projeto, é Paulo Carvalho, que disse que “quando falamos de controle de máquinas de terraplanagem e pavimentação, gera-se um grande interesse em diferentes atores da indústria. O grande problema é não pôr esta inovação em prática e continuar fazendo estes processos da mesma forma que se fazia há 50 anos”. Ele relacionou a nova tecnologia com o momento econômico do país. “O Brasil está passando por um período de recessão no mercado de construção pesada, sendo que a busca por eficiência, produtividade, qualidade e diferencial competitivo é primordial para a sobrevivência das empresas do segmento de construção”.

A solução 3D da Trimble é capaz de analisar a necessidade de asfalto na obra e quanto do material deve ser espalhado sobre a base. Este diagnóstico é realizado quase de maneira instantânea e de forma precisa: “em milésimos de segundo e de forma ininterrupta, a solução garante precisão de cinco milímetros. Além disso, o sistema tem o suporte de três estações robotizadas, que realizam o posicionamento e o controle do sistema”, afirma a empresa fabricante.

Segundo George Feurschuette, diretor da Dalba Engenharia, “com o sistema Trimble 3D podemos entregar uma superfície de asfalto exatamente igual ao design tridimensional no computador do sistema de nivelamento, considerando inclinações de drenagem, curvas horizontais e verticais. A tecnologia é capaz de aumentar ainda mais a qualidade ao mesmo tempo que aumenta a agilidade”.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL