Automine e Optimine vão automatizar uma das maiores minas de cobre do país.

Sandvik

Os sistemas de automação para atividades minerias Automine e Optimine, da Sandvik, vão ser instalados na mina de Chuquicamata, no norte do Chile, com a intenção de transformá-la numa das mais modernas operações do mundo.

Depois de um trabalho de dez anos, a estatal Codelco está transformando a mina, que sempre foi a céu aberto, numa operação subterrânea, a fim de estender sua vida útil. O trabalho sob a terra deverá começar ainda este ano.

As soluções da Sandvik permitirão uma operação com carregadores Sandvik LH621 totalmente automáticos, evitando a presença humana. “A automação e otimização são fundamentais para aproveitar ao máximo as nossas minas e para manter nossos funcionários a salvo no processo”, disse o gerente de operações subterrâneas de Chuquicamata, Andrés Avendaño.

O trabalho conjunto entre a Codelco e a Sandvik começou no ano de 2014, com a instalação do sistema Automine na mina de El Teniente. “É muito bom continuar com essa parceria, pois nossas visões estão bem alinhadas. Queremos oferecer à Codelco uma mineração mais inteligente, mais segura e produtiva através da digitalização”, disse o vice-presidente de automação da Sandvik Mining and Rock Technology, Riku Pulli.

A solução Automine automatiza desde operações remotas de apenas um equipamento até uma frota inteira, inclusive com controle de tráfego. O sistema já registrou mais de 2,5 milhões de horas de uso com zero lesões e tempo perdido.

Já o Optimine é um conjunto de ferramentas para análise e otimização da produção e dos processos na mineração. Ele integra todos os dados relevantes em uma mesma fonte, fornecendo informações preditivas em tempo real para melhorar a operação. Por ser um sistema aberto, ele permite integrar outras fontes de dados que o cliente já tenha.

A Codelco é a maior produtora de cobre em nível mundial, controlando cerca de 19% das reservas deste metal. Além disso, é a segunda produtora de molibdênio, metal em que alcançou a marca de 24 mil toneladas em 2018.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters