Setor de aditivos se organiza no IBI

01 July 2019

Representantes de empresas de aditivos para concreto formaram um grupo especial dentro do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI). A Câmara Setorial de Aditivos inicia seu trabalho sob a coordenação do engenheiro Shingiro Tokudome, gerente executivo da MC Bauchemie, empresa alemã de químicos para a construção que tem fábrica em Vargem Grande Paulista.

A intenção do grupo de aditivos é educar o mercado e criar espaço para uma utilização mais ampla e melhor dos aditivos impermeabilizantes no concreto que é produzido para obras no país.

Os aditivos impermeabilizantes geram reações químicas no processo de hidratação do cimento. Elas formam bloqueios à formação da rede capilar do concreto endurecido, o que dá à estrutura uma intensa solidez impermeável. Como se sabe, é vital para a saúde da estrutura de concreto evitar que a água adentre pela rede capilar.

“Até o momento já foram criados dois manuais de utilização de aditivos para concreto com o objetivo de esclarecer o usuário sobre os cuidados a serem observados, as características técnicas dos aditivos de acordo com os insumos, a influência da temperatura do concreto e do ambiente externo, assim como o layout da localização e proteção dos tanques de armazenamento“, disse Shingiro Tokudome.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL