Fábrica de São Bernardo não alcançava este ritmo de trabalho desde 2013.

SCANIA

A fábrica brasileira da Scania, em São Bernardo, vai chegar ao fim de 2018 com uma produção total de 27 mil unidades, das quais 30% se destinarão ao mercado nacional, 35% para outros países da América Latina e o restante para demais mercados no mundo. “O principal destino é a Rússia, que deve receber da fábrica brasileira 5,6 mil unidades em 2018. Para a Argentina, serão enviados 2 mil caminhões, o mesmo que no ano passado”, disse Christopher Podgorski, presidente da montadora para a América Latina.

Os melhores números são reflexo do retorno da Scania aos dois turnos de produção, ritmo de trabalho que não era mais possível desde o início da recessão no Brasil, entre 2013 e 2014. A operação em dois turnos responde principalmente à montagem final dos veículos. As linhas de mecanização e cabine, por outro lado, podem operar em até três turnos dependendo da sazonalidade.

“Este é um recorde para nós e para o segmento em geral, dado que na fábrica de São Bernardo produzimos caminhões iguais aos que são montados pela companhia na Europa. Então, quando o mercado europeu tem forte demanda e não pode suprir outras regiões, nossa fábrica no Brasil contribui para satisfazer a demanda mundial. É o que aconteceu há três anos, quando o mercado europeu cresceu anos consecutivos”, afirmou.

Podgorski explicou também que o plano de investimentos de US$ 650 milhões no Brasil entre 2016 e 2020 já teve US$ 370 milhões efetivados. O restante do investimento planejado deverá ser direcionado para o desenvolvimento de produtos e o fortalecimento da distribuição.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters

Temas