Scania Brasil chega a 20 mil veículos conectados

19 June 2019

Scania

A fabricante sueca de caminhões Scania alcançou a marca de 20 mil veículos conectados no Brasil. Entre eles, são 18,8 mil caminhões e 1,2 mil ônibus que hoje passam informações aos clientes da empresa.

Não obstante, a marca projeta alcançar o número de 28 mil veículos conectados ao findar este ano. No mundo, são 400 mil veículos Scania conectados em nível mundial, que geram e entregam dados para melhorar as operações de transporte de cargas para os clientes da empresa. “Toda esta inteligência de dados nos proporciona resultados práticos fantásticos. Logramos descer ao detalhe da operação do cliente para economizar combustível e diminuir emissões de poluentes, aumentar a rastreabilidade e disponibilidade da frota, além de ajudar a melhorar a condução e reduzir os acidentes”, disse Roberto Barral, vice-presidente de operações comerciais da Scania Brasil.

O serviço de conexão da Scania envia dados através de um módulo instalado de fábrica em veículos desde maio de 2016, mas pode ser instalado em veículos cuja fabricação tenha sido a partir de 2012. São duas opções de pacotes de conexão oferecidos pela marca. O primeiro deles é o Análise, que é grátis e gera informes semanais e mensais a respeito do rendimento do veículo e do motorista em tempo real, “o que ajuda a ter um retorno do investimento mais rápido a fim de evitar perdas por desempenho da máquina ou do motorista. Não se trata só de um número, e sim do quanto estamos interferindo positivamente na redução dos custos dos clientes”, acrescentou Fábio Souza, diretor de serviços da Scania.

Já a opção Desempenho está presente em 7 mil veículos, representando 35% do total de veículos conectados no Brasil. Ele ajuda os clientes a reduzir seus custos de diesel, o desgaste de pneus e outras peças, ao mesmo tempo em que orienta sobre como se aumentar a vida útil do equipamento”, complementou Souza. Estes 7 mil veículos que operam o modo Desempenho colocam o Brasil como quarto país – de um total de 100 – que mais utiliza este sistema de monitoramento no mundo, entre a Scania.

A filial da Scania informou também que, da nova geração de caminhões lançada no mês de outubro do ano passado, 60% deles (1.100 caminhões) saíram de fábrica com o modo Desempenho, o que para Souza significa que esta é uma curva em ascensão.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL