Sandvik apresenta autonomia para mineração subterrânea

29 September 2020

sandvik-automine-concept (1)

AutoMine Concept

A Sandvik lançou inovações para o mercado de mineração através de um evento virtual que aconteceu no dia 29 de setembro. Foram apresentados o AutoMine Concept, sua visão de futuro para mineração autônoma, e um carregador de 18 toneladas.

O AutoMine Concept percebe seu entorno em 3D e reage a ele em tempo real. Estas tecnologias permitem aos veículos se adaptar e planejar suas próprias rotas, e encontrar os melhores caminhos no site mineiro.

“O AutoMine Conept é único, porque foi projetado do zero para um uso autônomo. É a primeira máquina de mineração subterrânea totalmente autônoma do mundo construída especificamente para a automação”, disse Riku Pulli, vice-presidente de automação da Sandvik Mining and Rock Technology.

Esta plataforma é a base para o uso da tecnologia AutoMine em uma variedade de equipamentos e pode ser aplicada a qualquer veículo. O veículo AutoMine Concept tem um novo design industrial sem cabine e com componentes integrados para uma alta confiabilidade e produtividade.

Além disso, o AutoMine Concept é movido a bateria elétricas, zerando a emissão na mineração subterrânea.

Carregador

A Sandvik também apresentou o que afirma ser o primeiro carregador a bateria de 18 toneladas do mundo, o LH518B, que foi projetado do zero em torno ao sistema de bateria Artisan, e com linha de transmissão elétrica.

O modelo é elétrico e pode caber em um túnel de 4,5 x 4,5 metros e transportar cargas de 18 toneladas. Os eixos de transmissão dianteiro e traseiro são independentes, o que permite a capacidade de carga com altura baixa. São três motores de supercondutor de 2000Nm. Sem conversor de torque, transmissão ou motor para aceleração, o carregador está projetado para ser ágil e fácil de movimentar.

Não existem restrições de emissão baseadas em potência instalada, de forma que se pode usar com ele os motores elétricos mais potentes de acordo com as condições subterrâneas.

O LH518B vem equipado com um sistema chamado AutoSwap, de troca automática do pacote de baterias. O sistema demora cerca de seis minutos para realizar a troca total, mas permite ao operador não sair da cabine enquanto realiza a operação.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL