Será a planta geotérmica a maior altura no mundo: 4.980 metros acima do mar.

O consórcio formado por Sacyr Industrial e Ormat venceu a concorrência para a construção de uma usina geotérmica em Potosí, Bolívia. O projeto, licitado pela companhia elétrica estatal boliviana Ende Corporación, compreende a engenharia de detalhe, fornecimento de equipamentos e materiais, obras civis, montagem eletromecânica e início de operação (contrato EPC)

A usina Laguna Colorada é um projeto pioneiro da América do Sul, e se tornará a geotérmica situada em maior altitude no mundo (4.980 metros acima do nível do mar), com os desafios que isto traz consigo.

O investimento previsto no contrato é de US$ 18 milhões, que serão executados num período de dois anos.

Planta piloto

A planta piloto Laguna Colorada tem como finalidade avaliar as reservas geotérmicas da zona, ao sul do país. Este projeto de energia renovável é anterior à construção de uma usina de geração de 100MW no mesmo campo geotérmico, que permitirá dotar de energia várias comunidades locais que atualmente não dispõem dela.

O projeto consiste em uma planta piloto de ciclo binário, que aproveita 132.000 kg/h de fluido geotérmico extraído da profundidade do terreno a 170 graus, para produzir 5,6 MW de eletricidade, e devolvendo o material posteriormente ao reservatório geotérmico por reinjeção, através de um poço que fica a 1,5 km da planta.

A energia gerada será liberada para o Sistema Interconectado Nacional boliviano, a uma tensão de 230 kV.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters