Prêmio de Engenheiro do Ano vai para mulher pela 1a vez no Chile

12 October 2020

Marianne Kupfer

Marianne Küpfer

Com mais de 27 anos de trajetória como engenheira civil estrutural e 15 anos como revisora de projetos estruturais, a chilena Marianne Küpfer se tornou a primeira mulher a receber o prêmio de Engenheiro do Ano no país, que é entregue pela Associação de Engenheiros Civis Estruturais do Chile (AICE).

Marianne Küpfer já desenvolveu mais de 1 milhão de metros quadrados em diferentes obras, como a Torre Centenário, Edifício Corporativo Corp Group, Edifício Territoria 3000, Complexo Costanera Center, Edifício Beauchef, Centro Cívido e Teatro Municipal de Las Condes, e outras obras de alta complexidade arquitetônica.

“Sempre me dediquei a fazer o meu trabalho da melhor maneira possível, apoiando onde me necessitassem, aprendendo com os que sabem mais e ensinando os que estão começando nesta profissão”, diz Küpfer, que destaca o profissionalismo dos engenheiros estruturais do Chile, conhecidos por colocar a qualidade do trabalho acima de considerações econômicas ou de outra ordem.

Segundo a Engenheira do Ano da AICE, a engenharia avança com as necessidades da sociedade e o progresso tecnológico, e por isso é uma disciplina em constante movimento. Sua intenção é ajudar a melhorar a produtividade da construção chilena, que vem estando abaixo da média nacional na última década. “Contribuir a partir da engenharia estrutural junto a esta cadeia produtiva implica mudar tanto a gestão dos projetos como as soluções estruturais que se adotam. Faz-se necessária uma gestão que contemple fases preliminares de desenvolvimento mais extensas e colaborativas, nas quais se possam avaliar alternativas, processos construtivos industrializados, estimativa de custos em etapas precoces do projeto, entre outros pontos”, argumenta ela.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL