Portos em expansão pelo novo Canal do Panamá

12 November 2014

Panama Canal

Panama Canal

A expansão do Canal do Panamá é a maior obra civil de todo o mundo atualmente, e com os 100 anos de atividade que transformaram o comércio mundial, a estrutura terá em breve a capacidade de receber navios maiores, conhecidos como Post Panamax. A perspectiva de incremento no volume de comércio naval está provocando uma corrida portuária na região, e inclusive os Estados Unidos estão participando dela com força.

Lá, nada menos que 16 portos estão passando por expansões para receber os navios Post Panamax. Entre eles, estão os portos de Nova York, Nova Jersey e Long Beach, que em conjunto já investiram US$ 1 bilhão em obras de ampliação e dragagem para receber os navios de maior capacidade.

O mesmo está acontecendo no México, na América Central e no Caribe, onde os anúncios de investimentos portuários se acumulam nos últimos anos. Destacam-se as obras de expansão do porto mexicano de Lázaro Cárdenas e a construção do porto de Mariel em Cuba, num acordo binacional entre este país e o Brasil.

Nos Estados Unidos, os portos administrados pelos estados querem aumentar sua capacidade para não perder o mercado de serviços de logística e distribuição de produtos. Tudo porque os navios Post Panamax podem transportar 12.000 TEUs (medida internacional equivalente a um contêiner padrão), enquanto os navios Panamax atuais têm capacidade de carga de até 4.800 TEUs.

Os portos que primeiro conseguirem receber os navios Post Panamax terão o privilégio de transportar esta gigantesca quantidade de carga comercial por via terrestre ou por navios menores até os demais lugares da região. Assim, parte substancial dos custos do comércio internacional que passará pelo Canal do Panamá ampliado ficará nestes países.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL