Arco invertido é feito com 124 aduelas pré-fabricadas, e sustenta toda a estrutura.

puente cordoba

No dia 1º de outubro, o Grupo Astori fez história em Córdoba, na Argentina, ao fechar o arco invertido da ponte que se constrói sobre a represa San Roque, que assim tem sua etapa mais difícil concluída. A grande complexidade do projeto é que optou-se por não usar tensores, de maneira que o desenho da estrutura é sua sustentação.

O tipo de estrutura foi definido baseando-se na geografia do local, que segundo os engenheiros da Astori os desafiava, já que a ponte fica em local instável, sobre uma falha geológica. Para conseguir superar as dificuldades, usaram-se milhares de metros cúbicos de concreto e enterraram-se cabos de aço a 30 metros de profundidade. 11 mil metros cúbicos de concreto estrutural foram aplicados, dos quais 3 mil metros são de pré-moldados e o restante concreto usinado lançado na obra.

Caso particular foi o do arco invertido com tabuleiro superior, que usa aduelas de concreto pré-moldado. São 124 aduelas, cada uma com quase 15 toneladas de peso. O sistema de construção serviu para acelerar os tempos de obra e reduzir os custos.

“Existe apenas um antecedente no mundo de ponte deste tipo com aduelas, mas com modelo construtivo diferente. A singularidade aqui é que os arcos estão feitos com estrutura pré-moldada”, afirmou Nicolás Emma, gerente geral da Astori Construcciones e engenheiro encarregado da obra. Os pré-fabricados do arco forma produzidos por outra divisão da mesma empresa, a Astori Estructuras.

Uma vez fechado o arco, serão colocados os pilares e colunas que faltam, depois as vigas da estrutura por onde circularão os veículos. Ao todo, a ponte cuja obra já tinha 70% de avanço, terá 328 metros de comprimento, dos quais 140 metros serão cobertos pelo arco e o resto dos viadutos em cada extremidade. A largura será de 26 metros, com duas pistas em cada sentido.

 

 

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters