Pesquisa no México pode levar a concreto ecológico

11 June 2019

Através de significativa redução no fator clínquer do cimento, pelo uso de cinza vulcânica.

cinvestav

Pesquisadores mexicanos estão avançando no conhecimento da aplicação da cinza vulcânica para o desenvolvimento de novos tipos de cimento, o que abre possibilidades novas para traços de concreto.

Uma equipe liderada por José Iván Escalante García, do Centro de Pesquisas e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional (Cinvestav), vem explorando o material liberado pelos vulcões.

De acordo com seus primeiros resultados, a redução do fator clínquer na produção de cimento pode chegar a 80%. O clínquer é o material produzido a partir da mistura de argila e calcário em fornos de altíssima temperatura. Sua produção é responsável por quase toda a emissão de gases de efeito estufa da indústria cimenteira.

Além de sua vantagem ecológica, a cinza vulcânica está associada também a um menor custo de produção, dado que é abundante e tem composição química apropriada para substituir o clínquer na produção de cimento.

A equipe do Cinvestav já chegou a produzir 15 fórmulas alternativas ao cimento Portland tradicional através da aplicação de cinzas vulcânicas.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL