Peru discute trem Chiclayo Trujillo

03 August 2018

O projeto pretende encurtar o tempo de viagem entre as cidades.

tren chiclayo

Um trecho ferroviário de 210 quilômetros estaria por ganhar sinal verde para sua execução nos próximos dias. O projeto em questão é no Peru, uma linha férrea que uniria as cidades de Trujillo e Chiclayo, ao norte de Lima.

Dado o fluxo de passageiros na zona, o projeto se justifica. Segundo o governador do departamento de La Libertad, Luis Valdez, “cerca de 500 mil pessoas viajam por mês entre Trujillo e Chiclayo, e isso já é um fluxo importante”. A construção gera interesse de parte de investidores da Espanha, China e México.

O investimento ficaria em torno a US$ 2,5 bilhões, e o estudo pertinente já se encontra no Ministério dos Transportes e Comunicações peruano, onde está o processo de planejamento. Se realizado, o trem poderá reduzir de quatro horas a 45 minutos o percurso entre as duas cidades.

Além disso, no norte do Peru já há tempos espera-se a ampliação a duas pistas em cada mão da Carretera Panamericana, o que poderia ser um competidor para o modal ferroviário. Diante disso, Luis Valdez disse que são projetos complementares, dado que as distâncias mais próximas dispensariam o trem, mas entre Chiclayo e Trujillo o trem se justificaria.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL