Lugares como Mendoza estão vendo um boom de investimentos em pequenas obras.

Mendoza

Mendoza

O Programa de Infraestrutura Municipal do Ministério da Economia da Argentina projeta um investimento de US4 30 milhões na execução de pequenas obras em 2018. O plano permite a transferência de fundos, de origem nas províncias, em contrapartida à realização de obras municipais com forte impacto social, como a manutenção e melhoramentos nas vias públicas, reforma de praças e ampliação de conexões de serviços sanitários, entre outras.

O programa crescerá no ano que vem, já que em 2016 contava com orçamento de US$ 1,8 milhão, ao mesmo tempo em que a obra pública provincial se encontrava paralisada devido à enorme dívida que províncias como Mendoza tinham com provedores. Este ano o orçamento chegou aos US$ 18 milhões e no ano que vem vai quase dobrar. Os recursos comprometidos com Mendoza para 2018 são 10,28% do total nacional.

O programa prevê um claro caminho administrativo em que os municípios apresentam os projetos à Província. Os projetos são coisas muito básicas, como meios-fios, valetas, repavimentação de ruas, pequenas obras de esgotamento sanitário e escoamento de águas, pequenas pontes e outros. O governo provincial então firma um convênio com o município para transferir os fundos, que podem ser aplicados na compra de materiais ou contratação da totalidade ou parte da execução da obra.

Assim estão sendo estimulados os investimentos locais na Argentina, através de recursos econômicos geridos pelas províncias e aporte de mão de obra e maquinário pelos municípios.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters