Novo robô de supervisão de obras

07 May 2019

scaled robotics

A empresa Scaled Robotic, da Espanha, lançou uma solução para supervisão de obras através de um robô móvel, que é capaz de escanear o canteiro em três dimensões e comparar os resultados obtidos com o modelo projetado a partir de algoritmos e inteligência artificial.

A vantagem deste sistema, segundo a empresa, é que ele permite detectar erros em uma etapa ainda precoce da obra, com a finalidade de evitar que o erro se propague, causando assim atrasos e prejuízos. “O robô navega de forma autônoma pelo canteiro, produzindo um mapa 3D por meio de sensores e câmaras. Assim, enquanto escaneia, transmite simultaneamente aos servidores”, dizem os desenvolvedores.

Após realizar a análise por meio de software proprietário, o resultado é entregue ao cliente para que comprove o estado real da obra, através de uma plataforma online da própria Scale Robotics.

Um exemplo aconteceu com um cliente na Espanha, onde “após 10 minutos revisando a estrutura, notaram um desvio estrutural de três centímetros, que não havia sido detectado pelo topógrafo, o que levou à solução do problema precocemente. A detecção tardia disto levaria a um atraso na obra e a um maior custo”.

O sistema da Scaled Robotics pode ser complementado com software BIM 4D, assim como com sensores que são tradicionalmente usados por topógrafos.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL