Através de emissão de neutrons sobre a estrutura, cientistas conseguem detectar corrosão sem abrir estrutura.

genova concrete bridge

A ponte de concreto que desabou em Gênova, Itália.

Pesquisadores do Centro Raken de Fotônica Avançada, no Japão, desenvolveram um método para medir a quantidade de sal presente em estruturas de concreto armado sem a necessidade de realizar cortes e extração de partes da estrutura. 

Os japoneses descobriram que através da projeção de neutrons na estrutura pode-se obter uma medição da quantidade de sal. Tudo porque, em contato com o sal, os nêutrons iniciam uma emissão de raios gama em resposta. Esta emissão de raios é mensurável, e de acordo com os cientistas, permite afirmar qual é a quantidade de sal presente na estrutura. 

O método conseguiu detectar e medir a presença de sal em estruturas de concreto em até 18 centímetros adentro. Isto significa que, mesmo que a corrosão esteja acontecendo muito para dentro da estrutura, o método pode diagnosticar o problema. 

Outra vantagem é que o método com nêutrons levou apenas dez minutos para realizar a inspeção de prova em estruturas de concreto. 

Concrete corrosion

O sal afeta principalmente pilares de pontes sobre o mar.

Agora os cientistas do Centro Raken pretendem criar um equipamento para a emissão de nêutrons, com a intenção de industrializar e comercializar seu método. 

A manutenção de estruturas de concreto armado é um drama permanente em todos os países. Em geral, o método de inspeção é caro, exige intervenção mecânica sobre as estruturas e demora. Com o novo método, um novo horizonte pode se abrir para as manutenções estruturais.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters