Linha Cidade do Panamá - David terá 391 km e é fruto de parceria com a China.

Tren Panamá David

O projeto para construir uma linha de trem de passageiros e carga com 391 km entre a Cidade do Panamá e David já é quase uma realidade. A Comissão de Alto Nível nomeada pelo presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, já entregou os estudos de viabilidade técnica para o início das obras.

A iniciativa é parte dos projetos emblemáticos de cooperação não reembolsável entre o Panamá e a China, em que o trem será capaz de transportar 750 passageiros, circulando a 160km/h, parando em 21 estações e com um percurso de ponta a ponta de duas horas e meia.

Espera-se que a construção da megaobra demore seis anos, e tenha um custo de cerca de US$ 4,1 bilhões. Os trabalhos serão executados pela empresa China Railway Design Corporation, que tem ampla experiência em ovras ferroviárias. Em parceria com empresas panamenhas, a chinesa apoiou a realização dos estudos econômicos, geotécnicos, de demanda etc.

Agora, os estudos de viabilidade serão revisados por um painel de especialistas, a fim de verificar sua rentabilidade para o país. “Se submeteram por convite a uma concorrência um total de cinco empresas internacionais especialistas neste tipo de projeto, para que avaliem os estudos de viabilidade entregues, e ajudem o Panamá a interpretar e pontuar o que for necessário”, afirmou Óscar Ramírez, presidente da Comissão de Alto Nível, que enfatizou que “precisamos passar pelo painel de especialistas para que o processo seja transparente, dado que é um projeto nacional que não compete a apenas um governo”.

 

 

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters