O primeiro presidente da Volvo do Brasil, o sueco Tage Karlsson, morreu aos 93 anos na Suécia. Karlsson dirigiu a operação latino-americana da marca de 1977 até 1985, começando sua jornada brasileira muito antes que o primeiro veículo saísse da linha de montagem em 1979.

Tage Karlsson al volante del primer vehículo Volvo producido en Brasil, un chasis de autobús modelo B58.

Tage Karlsson no volante do primeiro veículo Volvo produzido no Brasil, um ônibus modelo B58.

O executivo se destacava não só por ter sido o primeiro presidente da Volvo no Brasil como, também, por ter desempenhado um papel crucial no trabalho de prospecção e na decisão de se investir no país. Muito antes de que o príncipe Bertil da Suécia assistisse a cerimônia de pedra angular da fábrica da Volvo Caminhões em abril de 1977, os suecos já haviam projetado a abertura de uma fábrica de caminhões e ônibus no país. Karlsson participou ativamente deste processo.

Tag

Tage Karlsson junto a um caminhão N10, milésimo veículo da marca feito no Brasil em 1981.

O Grupo Volvo já estava buscando mercados importantes como os Estados Unidos e o Brasil. Mas a compilação de informações, estudos e a pesquisa de mercado começaram no início dos anos 1970. Em 1972, Karlsson, que estava na área de planejamento de produtos, veio ao Brasil investigar o mercado local, com seu companheiro sueco Anders Levin, responsável pela área de caminhões. Depois de uma viagem de três semanas do Rio de Janeiro até Belo Horizonte, e daí até São Paulo e depois ao Sul, passando por Curitiba até chegar a Porto Alegre, os dois executivos tiveram uma noção clara sobre a economia brasileira e sua frota de veículos comerciais. Karlsson então recomendou a abertura de uma fábrica no Brasil.

Em 1977 assinou-se o contrato social que deu origem à Volvo do Brasil Veículos e Motores S / A, com sede em Curitiba. Em 1979, o primeiro veículo da marca fabricado no país saiu da linha de montagem, um chassi B58, cuja foto com Tage Karlsson no volante simboliza o início da jornada brasileira da marca sueca. No ano seguinte, a produção de caminhões começou com o modelo N10. Em 40 anos, a unidade brasileira da Volvo já superou a marca de 300 mil veículos produzidos.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters

Temas