A mineradora canadense Teck Resources anunciou a suspensão temporária das atividades de construção de seu projeto Quebrada Blanca 2, no norte do Chile, devido ao surto de Coronavírus. A medida vale inicialmente por duas semanas, para então “voltar a avaliar o estado do projeto à luz da situação de momento”, segundo a empresa. 

quebrada blanca2

Assim, a Teck se une a outras mineradoras como Anglo American e Newmont, que já anunciaram o fechamento de minas e operações na América Latina, à medida em que os governos aumentam as ações para conter a rápida expansão do vírus.

A suspensão da construção da QB2 afetará aproximadamente 15 mil trabalhadores que atualmente estão contratados direta ou indiretamente. “Tendo em conta o tamanho e a significativa escala deste projeto, e a grande quantidade de deslocamentos dos trabalhadores por todo o Chile, esta é a decisão correta para proteger a saúde e a segurança de todos eles e de suas famílias, e para apoiar os esforços do governo chileno para deter a propagação do COVID-19”, argumentou a empresa, que além disso esclareceu que “até agora, não se confirmaram casos de Coronavírus associados a empregados ou prestadores de serviço da QB2”.

Além disso, o presidente da Teck, Don Lindsay, confirmou que espera reiniciar a obra do projeto o quanto antes, sempre sujeito às determinações de contingência relacionada ao Coronavírus.

“Nos próximos dias, prepararemos um plano para estarmos prontos para reiniciar a construção o mais cedo possível, mas sujeitos à evolução da situação. Quero agradecer a tosos os trabalhadores por sua compreensão e seu contínuo foco na saúde e segurança de todos nestes tempos difíceis”, concluiu.

A suspensão foi imediata, e a força de trabalho já está sendo desmobilizada.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters