Por Juan Pablo Amar, Vice-presidente de Operações Chile e Bolivia da Finning.

Atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo precisam de acesso à eletricidade, ou ainda carecem de uma rede mais confiável para suas necessidades básicas como água potável e outras. Estas necessidades constantes nos diferentes centros de consumo levaram o desenvolvimento da solução conhecida como Microrrede Híbrida.

Juan Pablo Amar

A Microrrede Híbrida é uma solução que permite a integração de fontes de energia renováveis com sistemas de armazenamento de energia e sistemas de geração convencionais, com o objetivo de garantir a continuidade da produção de indústrias e o desenvolvimento de comunidades.

Seu campo de aplicação é muito amplo, podendo disponibilizar uma rede elétrica confiável e amigável com o meio ambiente, para pequenas comunidades e clientes com cargas elétricas industriais distribuídas, assim como o abastecimento elétrico confiável para instalações de mineração e, com pequenas torres, para grandes centrais de telecomunicação.

Seu principal objetivo é garantir uma fonte de energia local, econômica e confiável para as comunidades, ilhas, empresas e pontos isolados com acesso limitado ou nulo à rede elétrica principal. Permite aproximar a geração a pequenos centros de consumo com eficiência e economia no uso de combustíveis tradicionais, com a interação de fontes de energia renováveis não convencionais.

A eficiência da Microrrede Híbrida é conseguida através de um bom abastecimento de energia proporcionada, formado pelo sistema híbrido, em quem seu sistema de controle determina a quantidade de energia disponível a partir de cada fonte renovável e da fonte convencional, a fim de abastecer os requisitos de carga. Assim se logra abastecer com menor uso de combustíveis fósseis, contribuindo para a redução da pegada de carbono e economia no uso de combustíveis.

Estes sistemas já têm mais de dez anos em fabricação e uso no mundo, e sua eficácia foi demonstrada em múltiplas aplicações, assegurando um melhor rendimento e produção de energia mais confiável, sendo sua instalação rápida e simples.

As necessidades energéticas atuais, de aproximar cada vez mais os pontos de geração aos pequenos centros de carga (geração distribuída), assim como também a preocupação com as mudanças climáticas, estão provocando uma forte tendência pró energia renovável, levando a uma transição energética na qual as Microrredes Híbridas terão um papel fundamental.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters