Mias uma cimenteira colombiana se internacionaliza

18 September 2019

A cimenteira colombiana Ultracem, que tem três fábricas em seu país, abriu operações internacionais no ano passado, começando a distribuir produtos no Panamá e depois Honduras. Em abril deste ano, abriu mercado na Guetamala com vistas a produzir cimento ali em um futuro breve.

O projeto de uma fábrica na Guatemala tem três etapas. Na primeira, já em execução, importa-se cimento já ensacado da Colômbia para o país. Depois, a empresa abrirá uma unidade de ensacamento para potencializar sua presença no país e mercados vizinhos. Esta unidade de ensacamento já recebeu investimento de US$ 1,2 milhão.

A terceira etapa é construir uma fábrica na Guatemala. De acordo com o diretor da Ultracem Guatemala, Eduardo Solís, a ideia da fábrica é importar insumos da Colômbia e produzir ali.

“Com os planos de expansão da companhia, analisamos que o mercado da Guatemala é o maior da América Central, e por isso começamos um plano agressivo de comercialização para chegar a mais clientes, mais municípios e com mais produtos”, disse o executivo. “Não entramos na Guatemala com estratégia de canibalismo de mercado, ou para fazer corrida de preços, e sim para competir por uma porção do mercado”, complementou.

As vendas na Guatemala já estão na casa das 10 mil toneladas mensais. Solís afirma que a Ultracem é a terceira cimenteira do mercado colombiano, que demanda 14 milhões de toneladas por ano. Na Guatemala, a demanda anual é de cerca de 3 milhões de toneladas.

O diretor da Câmara Guatemalteca da Construção, Janio Rosales, disse que a Ultracem está pleiteando filiação à entidade. “Estão chegando mais empresas de cimento ao país, já que o setor de construção passa por um bom momento, com expectativa de crescimento tanto para este ano como para o ano que vem”.

Na Guatemala, já operam a Cementos Progreso, Cemex, Cemento Regional e agora a Ultracem.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL