Global Market Research Simulator web index

O mercado de simuladores de capacitação de operadores terá um valor de US$ 20 bilhões em 2025, de acordo com um novo informe da consultoria de mercado Global Market Insights.

A consultoria atribui o crescimento do mercado a uma crescente adoção de tecnologia robótica nos setores industriais e à consequente redução dos custos financeiros. Um provável aumento nas regulamentações governamentais sobre saúde e segurança ocupacional deverá aumentar a demanda por simuladores de capacitação de operadores.

Com as recentes melhorias em tecnologia de realidade virtual, as tecnologias de tela fixa tradicionais estão sendo substituídas por módulos de treinamento com simulador de realidade em dispositivos que se colocam à cabeça do trabalhador em treinamento (HMD).

Segundo o relatório da consultoria, os sistemas HMD vêm crescendo na área de simulação para treinamento devido à sua maior interatividade com o entorno virtual e ao menor risco de danos para os operadores, às unidades industriais e aos equipamentos da empresa. Uma das vantagens é a possibilidade de treinamentos remotos.

Espera-se que a demanda cresça porque serão necessários trabalhadores mais qualificados para todos os setores industriais.

Atualmente, há escassez de trabalhadores qualificados na construção em todos os países. Os altos custos de empregar trabalhadores qualificados nos EUA e no Canadá estão movendo as empresas a aplicar tecnologias que capacitem seus trabalhadores já contratados.

Já este ano várias empresas anunciaram importantes investimentos em simuladores de treinamento. A locadora de máquina Riwal lançou um simulador de realidade virtual para que seus clientes façam treinamentos. A canadense Serious Labs vem trabalhando com a Skyjack para desenvolver um novo simulador de treinamento para operadores de plataforma tesoura, e a AMCS e a Acreos já se uniram para criar um simulador para guindastes chamado SIM 61.

 

 

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters