Mercado de dragagem em crescimento

24 April 2018

Aumento de população litorânea e novas necessidades portuárias explicam tendência.

Dragado

A indústria de dragagem vai aumentando com a população mundial que habita zonas costeiras, em função da necessidade proteger contra erosões e inundações que podem vir a acontecer mais frequentemente devido ao aquecimento global.

Por seu lado, um aumento no volume de comércio mundial vem provocando que uma grande quantidade de projetos de renovação e construção portuária estejam demandando maior profundidade de águas para navios de novos tamanhos.

Segundo a consultoria Future Markets Insights, calcula-se que o mercado mundial de dragagem chegaria a US$ 16,5 bilhões em 2022, sendo a manutenção de equipamentos e infraestruturas um quinto deste montante. Os que mais participariam destas obras seriam os chineses, cujo país investiria em dragagem, segundo a consultoria inglesa, US$ 3,8 bilhões em 2022.

Na América Latina, já se anunciaram alguns projetos de dragagem em portos e embarcadouros, entre os quais se destacam a necessidade urgente de dragagem em Barranquilla (Colômbia), o porto de Paysandú (Uruguai), porto de Manta (Equador), porto de Niterói (Rio de Janeiro) e o projeto de transformação do porto de San Antonio, no Chile, em um megaporto.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL