Licitado primeiro trem bala da América Latina

04 November 2014

tren rapido méxico adjudicación

tren rapido méxico adjudicación

Foi concluída a licitação do primeiro trem de alta velocidade da América Latina, a linha Cidade do México – Querétaro. O consórcio ganhador, e único que se apresentou, é composto por seis empresas e liderado pela segunda maior construtora do mundo, a estatal China Railway Construction Corporation.

O consórcio foi o único a apresentar proposta econômica pelo projeto. Assim, o orçamento do governo mexicano, que era de cerca de US$ 3,75 bilhões, foi aumentado para cerca de US$ 4,32 bilhões.

Ainda assim, as autoridades garantiram que com esse valor continua sendo possível financiar 85% do projeto a um prazo de 20 anos com juros de 3,22% ao ano. A proposta do consórcio inclui programas de capacitação para formar mexicanos especialistas em tecnologia de trens, o que não estava especificado no projeto.

Além da China Railway Construction Corporation, fazem parte do consórcio as empresas: Prodemex, Grupo GIA, Constructora TEYA, China South Rolling Stock Corporation e GHP Infraestructura Mexicana.

O primeiro trem bala da América Latina percorrerá um trajeto de 210 quilômetros a uma velocidade máxima de 300 quilômetros por hora. Calcula-se que transportará 23 mil passageiros por dia.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL