Komatsu atinge marca em autonomia

30 July 2020

AHS proving grounds image_with 3B tons release

A Komatsu marcou um novo capítulo no desenvolvimento do transporte autônomo. Seus clientes de mineração chegaram à marca de 3 bilhões de toneladas métricas de material transportado usando o sistema de transporte autônomo da marca japonesa, o FrontRunner (AHS).

Implementado pela primeira vez em 2008, na mina de cobre Gabriela Mistral, da chilena Codelco, o AHS conecta alguns dos caminhões mais famosos da mineração mundial com o sistema de gestão de frota DISPATCH.

O sistema FrontRunner opera 24 horas por dia, transportando cobre, minério de ferro, areias petrolíferas e carvão em onze sites de mineração em três continentes. Ao final de junho de 2020, havia 251 caminhões em operação, e planejava-se a entrega de novos 100 unidades com o AHS (incluindo entre estes o retrofit em algumas unidades) ainda neste ano.

“O investimento contínuo de nossos clientes de mineração em tecnologia e equipamentos para a transição ao transporte autônomo reforça o valor que o nossos sistema aporta”, disse Toshio Kurokawa, gerente geral do departamento de marketing da Divisão de Negócios de Mineração da Komatsu. “Nos alegra ter ajudado nossos clientes a economizar centenas de milhões de dólares, enquanto continuam a movimentar bilhões de toneladas de minérios essenciais com zero danos”. Também nos sentimos honrados de que o transporte autônomo tenha sido um recurso valioso para ajudar os clientes a mitigar os riscos associados com a pandemia”, acrescentou.

O sistema FrontRunner está projetado para que os equipamentos operados manualmente (como carregadeiras, tratores de esteira, niveladoras, veículos leves etc) interajam sem problemas em um ambiente de caminhões autônomos. A Komatsu introduziu recentemente a funcionalidade do sistema que permite que caminhões convencionais interajam com os autônomos. Junto à organização ISSO, a Komatsu está trabalhando para desenvolver parâmetros de interoperabilidade entre seus autônomos e os de outras marcas.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL