Marca britânica expressa otimismo em relação à situação no Brasil e América Latina.

JCB

A fabricante inglesa de equipamentos para construção JCB espera que o mercado nacional de máquinas fique próximo a 16 mil unidades em 2019. Previsão que, segundo a companhia, é ajudada pela grande quantidade de licitações de aeroportos, portos e outras grandes obras no Brasil e na região latino-americana em geral.

“No ano passado, produzimos 1,6 mil máquinas, ainda estamos longe de uma operação no azul, mas o país tem potencial para 60 a 80 mil máquinas por ano, pela quantidade de projetos de infraestrutura que temos”, disse José Luis Gonçalves, presidente da JCB para a América Latina. O executivo foi enfático ao afirmar que “se for aprovada a Medida Provisória 868, que se refere ao marco regulatório do saneamento, serão necessárias 30 mil máquinas por ano só para este setor”.

A companhia investiu mais de US$ 12 milhões durante os últimos três anos, e segundo Gonçalves novos investimentos deverão ser anunciados em junho. “Os próximos três anos nós acreditamos que serão de crescimento no Brasil, por isso temos planos de trazer novas linhas de máquinas para este mercado. Nosso plano é começar a produzir em nossa fábrica outros oito modelos nos próximos três anos”.

Gonçalves disse que dois novos modelos deverão ser nacionalizados no país em breve, num investimento que se aproxima dos US$ 2 milhões. “Hoje, fabricamos quatro máquinas na sede de Sorocaba, dos quais derivam uma carteira de doze modelos. E importamos outros 16 modelos de máquinas”, comentou.

Os equipamentos a serem nacionalizados são mais pesados e estarão destinados à construção pesada, mineração e agricultura, “setores que vão demandar muito maquinário durante os próximos anos. Hoje importamos estas máquinas e a intenção é tê-las disponíveis aqui no Brasil para atacar o mercado daqui mesmo”.

A marca pretende produzir 2,8 mil equipamentos em 2019 na sua fábrica em São Paulo, cuja capacidade instalada é de 10 mil unidades.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters

Temas