JCB lança a primeira escavadeira movida a hidrogênio

02 July 2020

JT20-157

A escavadeira 220X da JCB é o primeiro protótipo movido a hidrogênio na indústria.

A JCB desenvolveu a primeira escavadeira movida a hidrogênio em todo o setor de equipamentos de construção, segundo anúncio feito pela empresa britânica.

A escavadeira 220X, de 20 toneladas, é movida por uma célula de hidrogênio. Ela vem sendo submetida a rigorosas provas de campo na pedreira de testes da JCB, há mais de 12 meses. O protótipo da JCB é o primeiro da indústria a ser apresentado usando esta tecnologia de energia.

“O desenvolvimento da primeira escavadeira movida a hidrogênio é muito emocionante, à medida que nos esforçamos para conseguir um mundo sem carbono. Nos próximos meses, a JCB continuará desenvolvendo e refinando esta tecnologia com testes avançados de nossa máquina protótipo, e nos manteremos na vanguarda das tecnologias projetadas para construir um futuro de zero carbono”, disse Lord Bamford, presidente da JCB.

O filho de Lord Bamford, Jo Bamford, passou 14 anos na JCB antes de estabelecer a empresa Ryse Hydrogen, e depois adquirir a gigante de ônibus da Irlanda do Norte, Wrightbus. Ganhou o contrato para fornecer o primeiro ônibus de dois andares movido a hidrogênio do mundo, nas cidades de Londres e Aberdeen.

“Realmente, creio que o hidrogênio é a melhor oportunidade que tem o Reino Unido para construir uma indústria líder no mundo, que crie empregos no Reino Unido, reduza as emissões e seja a inveja do mundo”, afirmou Jo.

Inovação

A energia para a escavadeira protótipo da JCB é baseada na tecnologia de células que fazem reação química entre oxigênio e hidrogênio, gerando a energia necessária para movimentar os motores elétricos. A emissão do escapamento é vapor de água.

O desenvolvimento do novo modelo acontece um ano após a JCB apresentar a produção completa de sua primeira miniescavadeira totalmente elétrica, a 19C-1E. A tecnologia de eletrificação já foi estendida à sua linha de empilhadeiras telescópicas Teletruk, com o lançamento do modelo JCB 30-19E.

Através da inovação constante e no melhoramento do design, a JCB abriu caminho para a tecnologia de diesel limpo ao tratar seus motores para atender as últimas regulações da União Europeia, a Stage V, quase erradicando as emissões mais danosas de sua linha mais recente de motores a combustão. O óxido nitroso foi reduzido em 97%, as partículas de fuligem foram reduzidas em 98% e as emissões de dióxido de carbono (CO2) caíram quase à metade.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL