Após os escândalos de corrupção vividos pelo setor de construção na América Latina, as câmaras da construção que são sócias da Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC), que congrega 18 países da região, assinaram um acordo para combater as más práticas.

Ing. Sergio Torretti, Coordinador Comisión Anticorrupción FIIC

Sergio Torretti, da FIIC, ao centro.

A assinatura do acordo foi presidida por Sergio Toretti, ex-presidente da Câmara Chilena da Construção, que neste último ano vem liderando os trabalhos da Comissão Anticorrupção da FIIC e hoje é também o titular desta organização. “A comissão se dedicou a enfrentar este flagelo, a corrupção é uma doença gravíssima que vai matando a alma de nossos países, freia o desenvolvimento e afeta todas as pessoas que vivem nas comunidades”, afirmou ele.

No acordo, destacam-se medidas concretas para as associações que o assinam, que deverão implementar o programa entre suas associadas. Entre as medidas, estão a criação de um código de ética, de boas práticas, canais de denúncia, manuais de segurança e tribunais de honra. A assinatura deste pacto é uma espécie de selo de qualidade adicional para as construtoras diante do mundo financeiro, que começou a exigir medidas de alto padrão.

“A relação da FIIC com instituições financeiras como o Banco Mundial e o BID é um tema fundamental. A questão chegou a gerar sanções e multas para nós, com suspensão de empresas financiáveis através de contratos”, disse Torretti.

A Federação realizará um acompanhamento dos acordos em suas reuniões periódicas a cada dois anos, nas quais se avaliará os avanços na implementação destas ações em cada país.

Declaración-de-santiago-firmada-1

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters