Inglaterra apoia Peru com sua agência espacial

14 August 2019

CerrDePasco

A empresa de engenharia ambiental do Reino Unido HR Wallingford trabalhará junto à Agência Espacial do Reino Unido na supervisão da construção de uma represa no Peru. O objetivo desta colaboração é prevenir falhas precoces de qualquer represa em qualquer parte do mundo, mediante a implementação de um sistema conhecido como DAMSAT.

O software DAMSAT será testado num projeto peruano que inclui barragens de rejeitos de mineração, que como se sabe, são altamente tóxicos.

Antes, ao longo de dois anos, o sistema também monitorará o movimento de várias represas de água na região de Cerro de Pasco.

O sistema utiliza técnicas de observação da Terra (EO), incluindo a análise de respostas espectrais e rastros de ferro de imagens de satélites, assim como dados de sistemas de navegação, combinados com dispositivos in situ em tempo real, para dar uma imagem clara do estado geral das represas.

Recentemente, foram verificadas falhas na represa da ponte de Whaley na Inglaterra, na represa de Tiware na Índia (neste caso inundando sete aldeias e deixando 20 mortos), além do emblemático caso do derramamento em Brumadinho, onde 11,7 milhões de metros cúbicos de rejeitos foram despejados e mais de 200 pessoas morreram.

“O DAMSAT permite às autoridades monitorar as represas remotamente, o que é particularmente útil em lugares onde as represas estão distantes ou locais onde já haja preocupação sobre o estado da represa”, afirmou Marta Roca Collel, gerente do projeto.

A HR Wallingford lidera o consórcio de pesquisa junto a sócios internacionais. O grupo está patrocinado pelo Programa de Parceria Internacional (IPP) da Agência Espacial do Reino Unido, um programa de cinco anos e cerca de US$ 183 milhões projetado para associar a experiência espacial do Reino Unido com governos e organizações de outros países para oferecer benefícios em termos de sustentabilidade social e econômica.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL