Projeto é resposta a inquietudes de construtoras em relação ao comportamento de paredes de concreto armado em terremotos.

manual ich

O Instituto do Cimento e do Concreto do Chile (ICH) acaba de lançar um novo manual técnico para apoiar a construção residencial em concreto armado. Trata-se do Manual de Detalhamento para Casas de Um ou Dois Andares em Concreto Armado.

O livro é uma resposta a um questionamento de construtoras chilenas que vem desde 2012, quando reivindicaram ao ICH a necessidade de estudar a alternativa de armar com malha as paredes de casas de até dois andares.

De acordo com a instituição chilena, havia uma grande desconfiança sobre qual seria o comportamento das paredes de concreto armado diante dos terremotos que são muito comuns no Chile. Não era prática comum entre as construtoras a adoção de malhas de aço para paredes de concreto até então, neste tipo de projetos.

No ano seguinte, 2013, o ICH se uniu à Pontifícia Universidade Católica do Chile e a empresas construtoras, num projeto de pesquisa sobre esta possibilidade. O resultado demonstrou a validade das paredes de concreto armado me projetos com baixa demanda de ductibilidade. Agora, o sistema é uma alternativa viável e confiável para as construtoras do país.

O novo manual detalha especificamente aspectos da construção de casas com até dois andares feitas com paredes de concreto armado, tais como encontro de paredes com lajes tradicionais, lajes de fundação, alternativas de canalização de dutos em paredes finas, e outros pontos.

O manual em espanhol pode ser baixado grátis neste link. http://ich.cl/ich/malla-central-casas-hormigon-armado-ich-lanza-manual-detallamiento-casas-uno-dos-pisos/

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters

Temas